Fepam realiza nova operação e autua mais três arrozeiros em Gravataí e região

Fepam realiza nova operação e autua mais três arrozeiros em Gravataí e região
Continua Depois da Publicidade
A ação constatou o lançamento irregular de efluentes de lavouras de arroz, localizadas nos municípios de Viamão, Gravataí e Glorinha – Foto: Divulgação Sema

Após a denúncia em 2016, de que arrozeiros faziam o descarte de afluentes no Rio Gravataí, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) e também a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) tem atuado para que o descarte irregular não fosse mais praticado no município e nas regiões próximas do Rio Gravataí. No entanto, em uma operação do órgão estadual na manhã desta última terça-feira (31), os agentes flagraram a irregularidade em pelo menos três municípios.

Continua Depois da Publicidade

Para o biólogo Luciano Pazinato, responsável pela operação, os proprietários das plantações serão notificados nos próximos dias e terão que pagar multa devido a prática irregular de descarte. “A operação verificou evidente alteração na cor das águas do Rio Gravataí, resultando na autuação dos responsáveis”, destacou ele.

A ação visa a prevenir a ocorrência de novos danos ambientais na região, que possui histórico de alterações na qualidade da água. Em outubro do ano passado, Gravataí chegou a registrar graves problemas, provocados pelo descarte de resíduos no curso d’água. A poluição resultou na paralisação do serviço de captação de água feito pela Corsan e na interrupção do abastecimento para a população local, como conta o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Jackson Muller.

Continua Depois da Publicidade

“No ano passado, nós constatamos essa irregularidade e conseguimos identificar os autores e autuá-los. Contamos também com o apoio da fundação estadual, pois algumas lavouras não faziam parte do perímetro de Gravataí, então não podíamos autuar. O problema do descarte de afluentes, prejudicou toda a distribuição de água na nossa cidade, assim, Gravataí é sempre a cidade que mais vai ser prejudicada e mais vai sofrer com a alteração na qualidade da água e poluição, por isso devemos combater essa prática”, contou Muller.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara o seu 58º aniversário

Shows nacionais e sorteio de moto zero; Cachoeirinha prepara…

  Cachoeirinha está prestes a comemorar seu 58º aniversário de emancipação, e para marcar essa data especial, a Prefeitura preparou uma…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…
Gravataí terá a maior clínica pública de atendimento a animais domésticos do RS

Gravataí terá a maior clínica pública de atendimento a…

  A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, assinou a ordem de início para a…