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- 21 de junho de 2020
Fatos e Fakes; RGE esclarece dúvidas sobre golpes que utilizam o nome da empresa em Gravataí
Enquanto a 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí investiga um suposto golpe, que utiliza contas de água e de luz falsas, a RGE, empresa responsável pela energia elétrica no município esclareceu à reportagem do Giro de Gravataí o que é fato e o que é mentira em relação aos carnês de pagamento.
Boletos por email ou Whatsapp (Fake)
A RGE informou que não envia boletos anexados por email e também não compartilha comunicados oficiais e nem boletos pelo Whatsapp. Os meios oficiais de envio de conta de energia são presencial, por meio do entregador e, aos clientes cadastrados com a opção “Conta por e-mail”, é enviado por meio do destinatário [email protected] e por meio do SMS, o caminho para a conta online.
Selo com aviso de corte na conta (Verdade)
O carimbo na conta com “Aviso de corte” é real. De acordo com a empresa, o objetivo é evitar transtornos e facilitar a organização dos pagamentos, comunicando antecipadamente para que eles possam pagar em tempo hábil antes de terem o serviço interrompido.
Sobre criminosos se passando por eletricistas da RGE (Fake)
De acordo com a empresa, seus colaboradores sempre comparecem devidamente identificados com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com ordem de serviço para a atividade.
Em caso de dúvidas em relação à necessidade de realização de qualquer serviço, o cliente pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento, entre eles, o 0800 970 0900.
A RGE ainda explica que:
- O acesso do colaborador ou prestador de serviço da RGE está restrito ao medidor de energia elétrica.
- Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto.
- Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados via conta de energia.
- As distribuidoras da CPFL, visando facilitar o pagamento das contas de energia neste momento atípico, firmaram uma parceria com empresas terceiras como SCS, BV e Mercúrio. De forma piloto, o colaborador dessas empresas vai até as residências com uma máquina de cartão de débito (não aceitará dinheiro e nem cartão de crédito).
De acordo com a empresa, além da conta de energia, o usuário também pode receber cartas informativas. Em caso de suspeita sobre a conta, a recomendação é que o cliente realize a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras da nova conta.