Famílias denunciam asilo por abandono de idosos após desaparecimento de proprietária em Gravataí

Famílias denunciam asilo por abandono de idosos após desaparecimento de proprietária em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Ao todo, 12 idosos estavam vivendo no residencial geriátrico Serafim, no bairro Dom Feliciano, em Gravataí.

Um comunicado enviado para familiares de idosos que vivem no Residencial Lar Serafim, no bairro Dom Feliciano, em Gravataí, pegou a todos de surpresa. Nesta segunda-feira (15) eles foram informados sobre o encerramento das atividades, solicitando a remoção dos idosos para outros residenciais, como conta Roberta Proszek, que possui uma familiar no local.

Continua Depois da Publicidade

“As funcionárias informaram que nós deveríamos fazer a remoção dos idosos para outro residencial, já que o lar havia fechado. Segundo elas, a proprietária despareceu, desativou todos os meios de comunicação e não atende mais o telefone. Não se consegue mais contato nem mesmo com os filhos. No local só permaneceu as funcionárias, que também não tem como continuar. Agora estou correndo, ligando para outro residencial que possa receber minha vó”, relatou Roberta à reportagem do Giro de Gravataí.

Uma outra familiar, que também possui parente no local, mas que preferiu não se identificar, confirmou o sumiço da proprietária, e informou que algumas famílias haviam adiantado o pagamento anual do residencial. Além disso, as funcionarias também temem o não recebimento de seus salários.

Continua Depois da Publicidade

“Depois do carnaval eles entraram em contato com algumas famílias pedindo se era possível o adiantamento da mensalidade, já que haviam sido roubados. Sei que algumas destas famílias fizeram o pagamento de todo o ano em uma só vez, e também acabaram lesadas. As funcionárias estão de mãos atadas, elas também não conseguem contato. O esposo da proprietária disse que também não sabe onde ela está. Ninguém mais conseguiu contato”, relata a denunciante.

Ao todo, 12 idosos estavam residindo no lar. Todos eles já haviam recebido a segunda vacina do coronavírus, e alguns apresentavam sintomas gripais, e eram monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município. A assistência social da Prefeitura de Gravataí e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa foram informados da situação e acompanham o caso, auxiliando as famílias na remoção para outras instituições de longa permanência.

Continua Depois da Publicidade

Pelo menos três famílias já confirmaram, duas delas à reportagem, que registrarão um boletim de ocorrência contra a proprietária pelo abandono dos idosos, revindicando também os valores adiantados da mensalidade.

Contraponto 

A reportagem do Giro de Gravataí tentou contato com o Lar Serafim através de um número disponível nas redes sociais, mas não obteve retorno. O nome que consta no CNPJ do lar, conforme apurado, não é da proprietária desaparecida.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…
Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água potável no RS

Ambev pausa a fabricação de cerveja para envasar água…

  A gigante do setor de bebidas, Ambev, anunciou a interrupção temporária na produção de cerveja em sua fábrica sediada em…