Famílias de Gravataí agora são donas de suas residências

Famílias de Gravataí agora são donas de suas residências
Continua Depois da Publicidade

 

A Prefeitura de Gravataí entregou na noite desta terça-feira, 21, os primeiros títulos de propriedade de imóveis regularizados pelo Programa Municipal Titulaí, instituído em 2022. Serão beneficiadas 16 famílias da Vila Jansen que, por motivos diversos, ocupam há décadas casas registradas em nome da administração municipal.

Continua Depois da Publicidade

Com a regularização, a titularidade dos imóveis será transferida legalmente. Cada família recebeu das mãos do prefeito Luiz Zaffalon o título de legitimação e a matrícula do imóvel atualizada.

“São situações consolidadas há muito tempo que careciam de garantia jurídica. Com o documento, as famílias passarão a ter autonomia total sobre os imóveis, podendo até obter financiamento bancário para reformas e ampliações. Além disso, o poder público passará a emitir guias do IPTU para esses proprietários, com recursos sendo aplicados em melhorias para toda a cidade”, comenta Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

A secretária de Habitação Luciane Machado, complementa que o Titulaí será estendido a outras regiões da cidade em etapas gradativas. O próximo núcleo urbano a ser contemplado é a Vila Aliança, com os primeiros 50 imóveis regularizados. Depois, novas áreas da cidade serão beneficiadas a partir de janeiro.

Um sonho de família

Continua Depois da Publicidade

Aos 99 anos, o senhor Admar Maria Simões receberá das mãos da filha Vera Simões o título de propriedade do imóvel onde mora há décadas. Emocionada, ela conta que o documento, além de uma conquista, é um sinal de reconhecimento por parte da Prefeitura.

“Quando eu era pequena, eu e meu pai viemos escolher este terreno, então, hoje é o desfecho dessa história, recebendo esse título de propriedade. Está sendo um dia muito gratificante. Esta é uma forma de prestar atenção nos moradores e ter carinho com a população”, apontou Vera.

Continua Depois da Publicidade

Édina da Silva deu continuidade ao sonho da mãe, que já faleceu. Ela conta que a mãe sempre dizia para ela não desistir e procurar regularizar a situação.

“Já são mais de 40 anos esperando, essa é uma conquista da família. Inicialmente desconfiamos e achamos que não daria em nada. Depois, com o passar do tempo, acreditamos no processo e deu tudo certo. Agora é só alegria e muita felicidade”, disse entusiasmada.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…