Fake News? Aromatizador de ar já falava em coronavírus antes do vírus existir

Fake News? Aromatizador de ar já falava em coronavírus antes do vírus existir
Continua Depois da Publicidade
Produto fabricado em 2018 promete combater o coronavírus. Imagem: Reprodução

Circula pelas redes sociais um vídeo em espanhol em que uma mulher mostra um aromatizador de ar falando sobre o coronavírus antes da existência do vírus. O produto promete acabar com germes, bactérias e vírus, e lista os vírus que combate, entre eles, o “Coronavírus Humano”.

Continua Depois da Publicidade

A narradora do vídeo, então, mostra a data de fabricação do aromatizador: novembro de 2018. Com isso ela conclui: “Este produto foi fabricado em novembro de 2018, ou seja, antes que, supostamente, existisse o coronavírus. O que quero dizer com isso, senhores? Que o vírus sempre existiu, sempre, sempre, sempre. O que acontece é que agora é visto como um negócio, um grande negócio”. Na sequência, ela mostra um outro produto de limpeza, fabricado em setembro de 2019, também antes do surto.

Fatos sobre o coronavírus

É importante explicar que coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros do tipo foram isolados em 1937, mas apenas em 1965 é que foram descritos como coronavírus, após estudos com microscópios.

Continua Depois da Publicidade

Em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China foi descoberto o novo agente do coronavírus, que causa a doença chamada Covid-19, e que e que foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como pandemia.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Continua Depois da Publicidade

Conclusão:

Os produtos podem realmente ter sido produzidos na data que aparece e, de fato, terem efeito sobre algum tipo de coronavírus. Ocorre que o vídeo confunde a existência da família  coronavírus com a do agente causador da Covid-19.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Dia D de vacinação acontece no próximo sábado em Gravataí

Dia D de vacinação acontece no próximo sábado em…

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população, em especial de crianças e idosos, a Prefeitura de Gravataí promove…
População de Gravataí é orientada a completar esquema vacinal contra a Covid-19

População de Gravataí é orientada a completar esquema vacinal…

Devido ao aumento de casos e internações por Covid-19 no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde de Gravataí e…
Gravataí inicia vacinação da Covid em nova faixa etária de crianças com comorbidades

Gravataí inicia vacinação da Covid em nova faixa etária…

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia a aplicação da primeira dose contra a Covid-19…