Fabricando mais de 60 veículos por hora, GM inaugura linha de montagem do novo Onix em Gravataí

Fabricando mais de 60 veículos por hora, GM inaugura linha de montagem do novo Onix em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Fotos: Paloma Vargas/Divulgação

O prefeito Marco Alba e uma comitiva de representantes do seu governo e de diversos segmentos da cidade participaram na manhã desta quarta-feira, 27, da inauguração da linha de montagem do novo Onix. O carro mais vendido durante 52 meses consecutivos ganhou uma nova versão hatch e para que ela fosse possível, a fábrica da General Motors localizada em Gravataí, recebeu um investimento na casa de R$ 1,4 bilhão. A nova linha de montagem contempla também a versão Plus, que substitui no mercado o sedã Prisma. Assim, a planta da fábrica em Gravataí passa a fabricar apenas os dois novos modelos. São 66 unidades feitas por hora, em um local com 161 mil metros quadrados.

Continua Depois da Publicidade

Em sua fala no evento, o prefeito Marco Alba lembrou da importância da multinacional para a economia do município, representando em torno de 30% do PIB (Produto Interno Bruto). “Um dos orgulhos da cidade, a GM irá contribuir, apenas em 2019, com R$ 90 milhões pagos aos cofres públicos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, 85% dos funcionários (de um total de cerca de 7 mil) do complexo (onde são incluídas as empresas sistemistas) são de Gravataí. Estes empregos fazem girar a economia através do acesso destas pessoas ao comércio e outros serviços.”

Fotos: Paloma Vargas/Divulgação

Ele ainda declarou que a cidade vem crescendo e investindo para aquela região geográfica. “Recentemente duplicamos as pontes do Parque dos Anjos e realizamos diversas outras obras de mobilidade, inclusive estamos construindo uma estrada que passará aqui ao lado e ligará a Freeway à ERS-020, ou a Região Metropolitana a Serra. Gravataí, assim como a GM, está crescendo.”

Continua Depois da Publicidade

Sobre a Fábrica da GM Gravataí

O vice-presidente da GM na América do Sul, Marcos Munhoz, lembrou de toda a trajetória da empresa na cidade, inaugurada em julho de 2000. Ele relembrou as fases de expansão da empresa em Gravataí. “Iniciamos com a produção do Celta, em 2006, começamos a fabricar o Prisma, seis anos depois, o Onix. Agora, expandimos mais uma vez e ficaremos com as duas novas gerações em Gravataí.” A planta de Gravataí já produziu mais de 4 milhões de Onix.

Com a linha de produção do novo Onix, a fábrica de Gravataí deixou de produzir o Prisma e o antigo Onix, que passaram a ser fabricados em São Caetano do Sul (SP). O diretor do complexo automotivo em Gravataí, Luis Mesa, afirmou que os investimentos realizados na linha de montagem resultaram na aplicação de cerca de 700 robôs, por exemplo, além do reforço na inovação na montagem geral, estamparia, funilaria e pintura, entre outros procedimentos.

Continua Depois da Publicidade
Fotos: Paloma Vargas/Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam em greve após desacordo; entenda

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam…

  Funcionários da TKD, uma das principais indústrias de Gravataí, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (23) na cidade. Os…
Mais de 8 mil gravataienses passaram pelo Rua Aberta neste domingo

Mais de 8 mil gravataienses passaram pelo Rua Aberta…

  O Parcão da 79 recebeu milhares de pessoas neste domingo (21) ensolarado, que compareceram para aproveitar a 11ª edição do…
Como uma sala em Gravataí ajuda empreendedores a evitar golpes; confira os mais comuns

Como uma sala em Gravataí ajuda empreendedores a evitar…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Sala do Empreendedor, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está…