FAB já investigou dois registros de ovnis em Gravataí entre 1996 e 1997

FAB já investigou dois registros de ovnis em Gravataí entre 1996 e 1997
Continua Depois da Publicidade
Registros inéditos da Aeronáutica, disponíveis no Aquivo Nacional atestam dois avistamentos em Gravataí. Giro de Gravataí/Especial/Anexo protegido – Lei 9.610/98

Os recentes avistamentos de objetos voadores não identificados (ovnis) no espaço aéreo gaúcho aguçam o imaginário daqueles que são atraídos pelo desconhecido, principalmente quando o assunto é levado para o fato da possibilidade de vida em outro planeta.

Continua Depois da Publicidade

Os avistamentos mais recentes ocorreram na noite de sábado (05), por pilotos de voos da Azul e Tam, que se aproximavam do aeroporto Salgado Filho. Há relatos de avistamentos também na sexta-feira (04) e no fim do mês de outubro, todos eles na região sul. Não demorou muito para que o assunto se tornasse viral, levantando teorias e evidências sobre as atividades no espaço aéreo.

No Arquivo Nacional, uma série de documentos pertencentes ao Comando da Aeronáutica do Brasil atesta a aparição de diversos objetos não identificados em diferentes anos e em diversas partes do país. São 743 registros que incluem relatos, questionários sobre ocorrências, correspondências, fotografias, desenhos, vídeos, áudios e recortes de jornais e revistas a respeito do assunto.

Continua Depois da Publicidade

Entre os documentos, que foram tornados públicos e podem ser acessados por qualquer cidadão, os relatos eram confidenciais e investigados por equipes da Aeronáutica. Os registros entre 1952 e 2016, apresentam 45 avistamentos de ovins no RS, dois deles em Gravataí.

O primeiro registro na Aldeia foi preenchido em 30 de abril de 1996, por um homem, na época com 24 anos, que avistou por duas vezes o mesmo objeto. No documento, informações davam conta que o objeto havia sido visto próximo das estrelas, e emitia luzes azuis.

Continua Depois da Publicidade

O avistamento ocorreu entre 3 e 5 minutos e foi registrado na Rua Valdemar Vicentini (conforme o registro), que aponta para o endereço Waldemar Guido Vicentini, no bairro Dom Feliciano, em Gravataí.

Primeiro registro apurado por oficiais da Aeronáutica, no bairro Dom Feliciano. Arquivo/Giro de Gravataí/Especial/Anexo protegido – Lei 9.610/98

Além disso, informações complementares pontuaram que o homem fez o avistamento sozinho, não possuía nenhum tipo de conhecimento e disse que o objeto não emitia som nem deixou rastros no céu. O arquivo foi anexado ao banco de dados da Aeronáutica que mapeava os locais.

Continua Depois da Publicidade

O segundo registro foi feito no dia 26 de fevereiro de 1997. Conforme o observador, um guia turístico residente em Gravataí, o objeto estava há cerca de 500 metros e se dividiu em dois. Em seguida, conforme o registro do formulário feito pelas autoridades, o objeto arredondado andava de forma lenta e em sentido retilinear. Acima dele, um outro mesmo objeto “oscilando verticalmente”.

O documento confidencial atesta que o avistamento ocorreu na altura do numeral 355 da Rua São Jerônimo, no bairro Barnabé. Também foi relatado que o céu estava parcialmente nublado e a aparição ocorreu entre 19h30 e 19h45. O relatante, na época com 26 anos, também informou não ter conhecimentos técnicos sobre ovnis e avistou os objetos a olho nu.

Continua Depois da Publicidade
Segundo avistamento registrado, em 1997 no bairro Barnabé. Arquivo/Giro de Gravataí/Especial/Anexo protegido – Lei 9.610/98
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…
Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…