Explosivos seriam usados em ataque a banco em Gravataí ou região, suspeita comandante da BM

Explosivos seriam usados em ataque a banco em Gravataí ou região, suspeita comandante da BM
Continua Depois da Publicidade
Dois homens foram presos com R$ 25 mil, as cargas de explosivo e uma SUV de luxo roubada. Ação mobilizou forças de segurança em Gravataí.

O ataque a um banco de Gravataí ou da região era o possível destino das 30 bananas de dinamite apreendidas pela Brigada Militar na noite de ontem (10), é o que suspeita o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Daniel Araújo.

Continua Depois da Publicidade

À reportagem do Giro de Gravataí, o oficial revelou que os artefatos explosivos eram ativos. Isto é, não estavam em condições de percorrer uma longa distância dentro do carro. “Eles possivelmente usariam os explosivos em um assalto a banco aqui em Gravataí. Empregando uma estratégia parecida com a que fazem em cidades do interior do Estado”, revela.

O tenente-coronel acrescenta que a apreensão de ontem só foi possível por causa da abordagem padrão empregada pela Brigada Militar em operações deste tipo. “Conseguimos desmantelar a logística de um possível assalto a banco por causa da abordagem que foi realizada, por isso a importância deste tipo de procedimento na manutenção da segurança da cidade”.

Continua Depois da Publicidade

É por isso que Daniel reforça que embora as abordagens em via pública as vezes possam ser chatas ao cidadão, são de suma importância para a identificação e apreensão de criminosos. “É a única forma que temos para encontrar foragidos ou indivíduos que carreguem drogas, armas ou outros artefatos ilegais em seus veículos”, explica.

Para ele, o principal objetivo da Brigada nesta ação não era apenas repreender o crime, mas também prevenir demais delitos nas ruas. “É a forma de mostrarmos aos delinquentes a força da Brigada. Mostrar que estamos nas ruas e temos plenas condições de combater a criminalidade na cidade”, comenta o tenente-coronel.

Continua Depois da Publicidade

Segundo Araújo, para as autoridades a prevenção é muito mais importante do que a repreensão. Desta forma, significa que o crime não tem tempo de acontecer, dando assim maior sentimento de segurança para a população de Gravataí. “Acredito que o desenvolvimento econômico e social está diretamente ligado à segurança pública. Por isso, nosso trabalho é tão essencial”, reforça.

Resultados positivos

O tenente-coronel aponta que os resultados positivos aparecem porque há um estudo tático que levanta quais lugares da cidade tem fluxo maior de criminalidade. Desta forma, é possibilitado que haja uma ação pontual ou de maior escala, buscando sempre a efetividade na prevenção de crimes.

Continua Depois da Publicidade

Ao final da operação, a Brigada Militar abordou e identificou 129, foram 78 veículos e 12 motocicletas fiscalizadas, confeccionou três autos de infração de trânsito. Além disso, dois homens foram presos por receptação de veículo e posse de 30 bananas de dinamite. Com eles ainda foram apreendidos R$ 25.819 em dinheiro e três celulares. A ação contou com o apoio dos batalhões de Cachoeirinha e Sapucaia.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…
Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de nova rede em Gravataí

Corsan inicia nesta segunda-feira construção de 14 quilômetros de…

  O investimento no sistema de esgotamento sanitário garante mais saúde, qualidade de vida e cuidado com o meio-ambiente. É com…
Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí; um casal foi preso

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em Gravataí;…

  Um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira (26), em Gravataí. A prisão foi…