• Geral
  • 25 de setembro de 2023

Evento em Gravataí orientará cidadãos sobre escrituras públicas de doação de órgãos

Evento em Gravataí orientará cidadãos sobre escrituras públicas de doação de órgãos
Continua Depois da Publicidade

 

No próximo sábado (30/9), das 9h às 14h, o Cartório Morungava (RS-020, 17076), em Gravataí, vai oferecer atendimentos gratuitos com o intuito de assessorar os cidadãos sobre serviços notariais e esclarecer dúvidas. No evento, será possível lavrar escrituras públicas de doação de órgãos, ação que integra uma campanha do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS).

Continua Depois da Publicidade

A equipe do Cartório Morungava vai divulgar a plataforma E-Notariado e os serviços de emissão de certificados digitais e lavratura de atos notariais eletrônicos, bem como oferecer orientação jurídica sobre escrituras públicas de inventário, divórcio, dissolução de união estável e regularização de imóveis urbanos e rurais, que são grandes demandas no município.

A ação integra a programação da 2ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas e da 1ª Jornada Notarial da Família.

Continua Depois da Publicidade

Escrituras públicas de doação de órgãos

O cidadão que deseja se tornar doador voluntário de órgãos e tecidos pode manifestar essa intenção de forma gratuita, através do Termo de Cooperação assinado pelo CNB/RS. “O objetivo do projeto é proporcionar que os tabelionatos ofereçam amplo e gratuito atendimento à população quanto à possibilidade da declaração, visando a incentivar a doação de órgãos e tecidos”, explica a seccional do Colégio Notarial do Brasil. As informações sobre os doadores de órgãos e tecidos são enviadas à Central Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde do RS.

Continua Depois da Publicidade

Conforme o CNB/RS, a escritura pública de doação de órgãos serve ainda como “uma ferramenta de convencimento para a família, visto que será necessária a autorização da doação dos órgãos do familiar”. Além da seccional, o Termo de Cooperação é assinado pela Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/RS), em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, o Poder Judiciário e o Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), além da Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O CNB/RS também criou a Central Notarial de Doação de Órgãos, um sistema que possibilita a interconexão e consulta pelos hospitais e a Central de Transplantes do RS, de forma sigilosa, das escrituras públicas declaratórias, após o falecimento do potencial doador.

Continua Depois da Publicidade

Foto: Divulgação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em ação gratuita, cartório vai prestar assessoria sobre serviços notariais em Gravataí

Em ação gratuita, cartório vai prestar assessoria sobre serviços…

  O Cartório Morungava (RS-020, 17076), em Gravataí, participará da 2ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas e da 1ª…