Evento da Economia Criativa mostra a importância de Gravataí para o cenário local e estadual

Evento da Economia Criativa mostra a importância de Gravataí para o cenário local e estadual
Continua Depois da Publicidade

 

Visando o reconhecimento dos potenciais criativos de Gravataí, foi realizado o evento da Economia Criativa nesta segunda-feira, 1, na Casa das Startups. Na parte da manhã, ocorreu a apresentação do Manual do Potencial Criativo dos programas Inova-RS e RS Criativo, e a apresentação dos dados do Mapeamento do Potencial Criativo de Gravataí pelos técnicos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC).

Continua Depois da Publicidade

Pela tarde, foi realizado o workshop de apresentação da metodologia conforme manual do potencial criativo, avaliação e análise de dados. Quatro grupos elaboraram propostas para a economia criativa com preenchimento de matriz Swot (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) nas áreas de cultura, tecnologia, criações funcionais e mídia, havendo, ao final, uma rodada de apresentações das propostas.

Ao final, foi redigida uma carta com as propostas apresentadas pelos quatro grupos, a fim de promover a importância da economia criativa no município. Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, este evento trouxe à tona a questão da organização econômica, vital na gestão pública no cenário atual.

Continua Depois da Publicidade

“Todos os dias, temos desafios de organizar a economia da cidade, criar condições para que as pessoas consigam botar as suas ideias e fazer isso virar dinheiro, economia e emprego”, destaca.

Para a secretária Selma Fraga, a economia criativa não se limita apenas às indústrias tradicionalmente associadas à cultura, como artes visuais, música e cinema, mas também engloba setores como design, moda, gastronomia, tecnologia da informação, comunicação, entre outros.

Continua Depois da Publicidade

“Entendo que a criatividade é uma força motriz para a inovação em diversos campos, impulsionando a competitividade e a sustentabilidade das empresas e comunidades. Além disso, a economia criativa inclui o reconhecimento da importância de políticas públicas adequadas e do apoio institucional para fomentar esse setor, incentivando a formação de redes colaborativas, o acesso a financiamento e infraestrutura adequada, à proteção da propriedade intelectual e a promoção da educação e capacitação em áreas criativas”, afirma.

Para a coordenadora de Inovação da Smict Paula Tarrasconi, o evento foi de extrema importância para conectar e impulsionar os setores da Economia Criativa na cidade, região e no estado.

Continua Depois da Publicidade

“Apresentamos a marca ‘Gravataí Criativa’, criada para potencializar os setores da Economia Criativa na cidade e região, de modo a fortalecer o ecossistema de inovação e a sustentabilidade. Esperamos que o evento tenha gerado insights, conexões e ações para fortalecer a criatividade e inovação em Gravataí”, ressalta.

“O ‘Mapeamento do Potencial Criativo Municipal’ é destinado ao estímulo do ecossistema municipal inovador, criativo e sustentável, sendo impulsionado pelo grupo de trabalho da área estratégica de economia criativa, integrando o programa Inova RS na Região Metropolitana e Litoral Norte, juntamente com as equipes municipais”, explica a gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Inova RS Rosangela Maraschin.

Continua Depois da Publicidade

Estiveram presentes o secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia Robson Andrei, o secretário Municipal de Governança, Comunicação e Cultura Leandro Ferreira, o diretor de Departamento de Publicidade da Secretaria de Governança, Comunicação e Cultura Rodrigo Silva, a diretora do Departamento de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul Germana Konrath, o diretor do Departamento Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Everaldo Daronco e o coordenador do Programa de Pós Graduação em Indústrias Criativas da Universidade Feevale Cristiano Max.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC), com apoio do Governo do Estado, por meio do programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e do programa RS Criativo, da Secretaria de Cultura (Sedac).

O evento foi organizado pela coordenadora de Inovação da Smict Paula Tarrasconi, com os colaboradores Robson Andrei, Fabiana Machado, Carlos Joel Jr e Marsala Constante.

Continua Depois da Publicidade

Para saber mais, acesse o portal da Economia Criativa neste link https://gravatai.atende.net/subportal/economia-criativa.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…
Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas…

  Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de…