Estudante de Gravataí demonstra futuro promissor no atletismo

Estudante de Gravataí demonstra futuro promissor no atletismo
Continua Depois da Publicidade

 

Superar barreiras e obstáculos é algo que desafia a jovem Gabriella Martins Costa, na vida e no esporte. Aos 16 anos, a aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual da Morada do Vale I (CIEP) vem se destacando em competições de atletismo. Mesmo demonstrando futuro promissor na modalidade esportiva, a adolescente enfrenta uma dificuldade presente na jornada de muitos atletas: patrocínio.

Continua Depois da Publicidade

Gabi conta com o apoio incondicional da família e do treinador, mas procura profissionais e empresas que possam colaborar para que ela siga em busca do sonho, seja com contribuições para a participação em corridas, descontos para treinamentos ou parcerias para publicidade. “Posso divulgar a empresa ou profissional que me ajudar no Instagram e também representar a marca em eventos esportivos”, destaca a estudante.

A gravataiense se interessou pelas corridas de rua ainda na infância e teve grande incentivo do pai, Arthur Moraes Costa, que é bacharel em Educação Física. Por diversão, participava de rústicas infantis, porém por volta dos 12 anos, já na categoria juvenil das corridas de um e dois quilômetros, começou a treinar com a intenção de competir. O empenho resultou em evolução: ganhou destaque nas competições.

Continua Depois da Publicidade
Gabriella sonha em alcançar grandes marcas no esporte. Foto: Divulgação

Contudo, em 2019, em fase com ótima performance, Gabriella teve uma fratura no pé direito, o que impossibilitou a prática do esporte. “Desanimei completamente da corrida, por diversos fatores, como: ter que iniciar todo o processo do zero, sentir dor e desconforto, além do medo de ter novamente uma fratura”, relata. O sonho falou mais alto, no entanto, e, em condições de voltar a correr, a jovem retomou a participação em corridas de rua. Já na primeira competição após a lesão, um torneio do Sesc Camaquã no ano passado, foi a campeã na disputa de três quilômetros da categoria 15/16 anos.

“Voltei a treinar com meu pai e logo conheci meu atual treinador, Charles Maurício, que me introduziu no atletismo de pista, e agora estou entrando nas provas de barreiras e obstáculos. Meu pai e ele são amigos e trabalham em conjunto na minha preparação”, frisa a atleta. Em eventos recentes, Gabi conquistou o primeiro lugar no Circuito Estadual do Sesc, ficou em terceiro no ranking feminino da Corrida do Sesi Canoas e foi a segunda colocada na Poa Day Run. Na última sexta-feira (19/5), a aluna da Escola CIEP Gravataí garantiu a classificação para a etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) ao vencer a disputa municipal nas provas de 800 e 3000 metros rasos, realizadas no Colégio Sinodal.

Continua Depois da Publicidade

Dedicação ao esporte

Atualmente, a atleta faz treinamentos em casa, no campus da Unisinos, em São Leopoldo, ou em Canoas. Charles Maurício a auxilia com uma planilha mensal, na qual estão inclusas atividades que deverá praticar durante o período. “Em Gravataí, os treinos de quilometragens mais longas, faço em direção à Avenida Dorival. Os mais curtos, executo no meu bairro. E os treinos de barreiras são feitos na minha rua. Posiciono as barreiras de PVC que construí próximo à calçada e faço as passagens”, comenta.

Continua Depois da Publicidade

Ao falar de sua ligação com o esporte, a jovem demonstra o quão grande é o sonho de crescer no atletismo e alcançar grandes marcas. “A corrida sempre me proporcionou amizades e vivências incríveis. Conheci pessoas que me ajudaram muito e me apoiam também. O esporte me deu a oportunidade de conhecer diversos lugares incríveis pelo estado. A corrida é como uma terapia para mim, tem dias que corro sem pensar em tempo ou distância, somente para desestressar e esvaziar a mente. Descobri uma enorme paixão por este esporte e, hoje, posso dizer que amo a corrida e amo competir. Amo cada treino, por mais exaustivo que seja, e amo cada segundo da minha evolução”, afirma.

Conquistas mais recentes foram nas provas de 800 e 3000 metros rasos, no JERGS. Gabi venceu as duas disputas. Foto: Divulgação

Como ajudar

Continua Depois da Publicidade

Gabriella não recebe nenhum auxílio financeiro para participar das provas de atletismo. Todas as despesas com passagens, materiais e inscrições têm sido pagas pela família. Como o custo acaba sendo alto, a gravataiense tem se esforçado em busca de apoiadores. Profissionais e empresas que possam ajudar a atleta, devem entrar em contato pelo Instagram @gabiimartinscosta ou e-mail [email protected].

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Pista de corrida e caminhada é inaugurada no bairro Moradas do Sobrado, em Gravataí

Pista de corrida e caminhada é inaugurada no bairro…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), em parceria com a Secretaria Estadual…
Gravataí vai ganhar uma pista de atletismo e caminhada

Gravataí vai ganhar uma pista de atletismo e caminhada

A prefeitura de Gravataí ingressou no Programa Estadual Avançar no Esporte. A cerimônia, que marcou a divulgação dos municípios contemplados pela…
Caciane Zonatto vence mais uma e conquista outro título inédito para Gravataí

Caciane Zonatto vence mais uma e conquista outro título…

A atleta Caciane Zonatto da Equipe Night Runners de Gravataí fecha o ano de 2019 sagrando-se a Grande Campeã Geral Feminino…