Estelionatário se passa por advogado e aplica golpe utilizando o nome da OAB em Gravataí

Estelionatário se passa por advogado e aplica golpe utilizando o nome da OAB em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

Bem vestido, sempre com terno, o homem entra na loja de celulares pedindo cinco aparelhos. A compra seria efetuada para a utilização deles por advogados da OAB de Gravataí. Com apenas dois aparelhos disponíveis na loja, ele aceita os produtos, mas pede que sejam levados, juntamente com a máquina de cartão, até a sede da Ordem, para aprovação dos colegas advogados. 

Continua Depois da Publicidade

Assim se sucedeu a primeira parte de um golpe. O crime foi aplicado nesta última quinta-feira (16) e lesou a loja de aparelhos eletrônicos do Centro de Gravataí TopCell. Segundo o proprietário, o homem chegou ao estabelecimento informando que precisava dos aparelhos, marcando a efetivação da compra na sede da OAB, também na área central da cidade.

Sem suspeitar, a atendente foi ao local no horário combinado, com os dois celulares e a máquina de cartão, sendo recepcionada pelo homem. O falso advogado passou a jovem para uma sala – criada para a utilização de advogados inscritos na Ordem. Ao avisar que mostraria os aparelhos a outro colega advogado, no local, ele deixou a sala e saiu da sede com os celulares. 

Continua Depois da Publicidade

Por conta da demora a atendente resolveu perguntar para uma funcionária sobre o advogado, foi quando descobriu ter sido vítima do golpe. Dois aparelhos da marca Xiomi foram levados pelo homem. Uma ocorrência foi registrada. Ainda segundo o proprietário da loja de celulares, imagens internas de seu comércio flagraram a ação do estelionatário. 

Estelionatário esteve em duas lojas de eletrônicos no mesmo dia. Para concluir o golpe ele utilizou da estrutura da própria sede da OAB, em Gravataí. 

Outra loja no mesmo dia 

No bairro Bonsucesso, a loja João Celulares quase foi vítima do homem. Era por volta das 14h30 quando ele chegou no estabelecimento pedindo por um celular, informando que havia perdido seu aparelho, um iPhone. Segundo o proprietário, ao mostrar modelos inferiores, ele se interessou e informou que ligaria para confirmar a compra, o que causou estranheza por parte do dono. 

Continua Depois da Publicidade

‘’Ele entrou aqui bem cordial, disse que procurava por um celular, já que havia perdido o seu. Perguntei qual era o modelo e ele disse ser Iphone. Eu tinha outros aparelhos, e ele se interessou por um, o que me estranhou, já que normalmente os usuários de Iphone não trocam por outra marca. Mas ele me ligou uns 40 minutos depois, combinando a compra na sede da OAB, no Centro’’, relatou João. 

Ao chegar no local, procurou pelo suposto advogado, e foi informado por uma funcionária que ele acabara de sair do local, mas que deveria retornar, já que uma outra pessoa o aguardava na sala reservada. Por conta do tempo, o proprietário preferiu nao esperar, e foi embora. Uma ocorrência policial foi feita e o caso será encaminho à Polícia Civil. 

Continua Depois da Publicidade

OAB vai oficiar a Polícia Civil, destaca o presidente Deivti Dimitrios

”Nossa estrutura aqui tem três salas. Para acessar a sala dos computadores o advogado precisa se identificar. É uma forma que temos até mesmo para fiscalizar a anuidade dos colegas. Então, tu entra, te identifica, a recepção anota tua OAB e tu pode fazer o login nas máquinas. Este estelionatário utilizou de uma sala ao lado, uma que utilizamos para reuniões e que fica aberta. Ele chegou e disse para a recepção que utilizaria para atender uma cliente”, explicou.

Perguntado sobre os procedimentos, Deivti foi taxativo em dizer que buscará providencias junto à Polícia Civil, auxiliando na identificação do estelionatário. ”Nós temos imagens internas na qual o proprietário da loja solicitou e nós vamos ceder, mas nós mesmos vamos oficiar a Polícia Civil, vamos levar o caso e cobrar por isso. É uma questão moral nossa. Eles mexeram com a OAB errada”, destacou o presidente.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Roubo milionário e série de assassinatos; Polícia Civil de Gravataí captura foragido em SC

Roubo milionário e série de assassinatos; Polícia Civil de…

  Uma investigação de oito meses da 2° Delegacia De polícia Civil de Gravataí resultou na captura de um dos homens…
Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…
Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí; confira os pontos de doação

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí;…

  Com as previsões apontando para um aumento no volume de chuvas nos próximos dias, a Prefeitura intensifica sua campanha de…