• Saúde
  • 30 de dezembro de 2023

Estado fará contratação emergencial de administradora para o Hospital de Cachoeirinha

Estado fará contratação emergencial de administradora para o Hospital de Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade

 

O Governo do Estado publicou na sexta-feira (29/12), no Diário Oficial, o Termo de Dispensa de Licitação Nº 9247/2023, que objetiva a contração de Pessoa Jurídica para atuar na gestão do Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha. Será realizada a contratação emergencial de uma nova administradora para a instituição, visto que a atual se encontra em recuperação judicial. A proposta é que a contratada faça o “gerenciamento da estrutura física e de pessoal e execução das atividades de prestação de serviços profissionais na área médico-hospitalar, viabilizando o seu funcionamento e garantindo o atendimento integral da população SUS do município”.

Continua Depois da Publicidade

O Hospital Padre Jeremias, estabelecido no Parque da Matriz, é de propriedade do Estado, entregue à comunidade em 1985 e administrado pela Fundação Universitária de Cardiologia desde 1998, através de Convênio e, posteriormente, Termo de Cooperação Técnica. Conforme o Governo do RS, nesses 26 anos “o estabelecimento consolidou sua vocação materno-infantil e teve sua capacidade instalada ampliada, tentando acompanhar o crescimento populacional do município. O hospital ainda se caracteriza por atender 100% SUS, abrangendo, predominantemente, a população local e o acesso de municípios vizinhos, à medida que os 10 leitos de UTI neonatal são regulados pela Central de Regulação do Estado”.

O Estado explica que, em prosseguimento à política referente aos hospitais próprios, “há a necessidade de padronizar a metodologia de contratualização, tornando o processo menos complexo e uniforme, objetivo esse a ser alcançado com o processo licitatório, iniciado de forma emergencial com o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, através de Termo de Dispensa de Licitação, e em sequência com os processos dos hospitais de Alvorada, Cachoeirinha, Rio Pardo e Tramandaí”. Posteriormente, serão realizados os certames dos demais hospitais próprios.

Continua Depois da Publicidade

Cabe ressaltar que a Prefeitura de Cachoeirinha também solicitou, através de ofício em maio deste ano, a substituição do prestador de serviços no Hospital de Padre Jeremias. A atual gestora hospitalar se encontra em recuperação judicial, sua situação financeira e tratativas quanto à desassistência nos serviços prestados em Cachoeirinha vêm sendo tratadas junto à Secretaria Estadual da Saúde desde março. “São diversos os relatórios e medidas tomadas pelo Estado quanto às constantes paralisações nos serviços de emergência e maternidade. Nesse contexto, e sem óbice por parte da administradora, o Estado priorizou a continuidade dos processos licitatórios dos hospitais próprios sob gestão da Fundação Universitária de Cardiologia”, informa o Governo do Estado.

As propostas para administração do hospital serão recebidas até 12 de janeiro e a avaliação técnica vai considerar aspectos como experiência e qualidade assistencial. Mais informações sobre a contratação emergencial podem ser conferidas no Diário Oficial de 29 de dezembro.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Administração do Padre Jeremias, em Cachoeirinha, será do Hospital Ana Nery

Administração do Padre Jeremias, em Cachoeirinha, será do Hospital…

  Nesta quarta-feira (7/2) foi publicado no Diário Oficial do Estado o comunicado de que o Hospital Ana Nery, de Santa…
Grupo voluntário de SC faz doação para crianças internadas em Gravataí e Cachoeirinha

Grupo voluntário de SC faz doação para crianças internadas…

Para ajudar no processo de recuperação das crianças internadas, um grupo de voluntárias de Imbituba, em Santa Catarina, desenvolve o projeto…
Em Cachoeirinha, Hospital Padre Jeremias ganhará serviço de traumatologia

Em Cachoeirinha, Hospital Padre Jeremias ganhará serviço de traumatologia

  Após reunião no Palácio Piratini, na última quinta-feira (13), autoridades municipais e estaduais firmaram acordo que prevê a implantação do…