• Geral
  • 30 de junho de 2021

Em período de frio intenso, Prefeitura oferece serviços de assistência social para moradores de rua em Gravataí

Em período de frio intenso, Prefeitura oferece serviços de assistência social para moradores de rua em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí

Em tempos nos quais a vulnerabilidade social é agravada pela pandemia, e o frio intenso atua sobre o Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), oferece, por intermédio do Centro Pop, diversos serviços básicos de higiene, alimentação, reinserção social e empregatícia, para moradores de rua. O local conta com uma equipe multiprofissional composta por um coordenador, assistentes sociais, orientadores, auxiliares de serviços gerais e cozinheiros que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade.

Continua Depois da Publicidade

Durante o atendimento inicial, é realizada uma entrevista para conhecer a situação do morador de rua e elaborar um plano de atendimento, conforme as necessidades do acolhido. No processo de reintegração, os usuários recebem suporte para a confecção de documentos pessoais, currículos, acesso a vagas de emprego, refeitório – são servidas três refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde), lavanderia e sanitário equipado com chuveiro de água quente.

Segundo a secretária adjunta da SMFCAS, Joice Michels, o município ainda possui o albergue Casa do Bem, local em que os moradores de rua dispõem de quartos coletivos para passar a noite, principalmente, nos dias mais frios. “Por meio dos serviços de assistência social, conseguimos fornecer mais qualidade de vida e ajudar na reconstrução das pessoas em situação de vulnerabilidade.”

Continua Depois da Publicidade

Conforme o orientador social do Centro Pop, Guilherme Nunes, os serviços prestados pelo local são essenciais para a reintegração dos acolhidos. “O nosso objetivo é construir um novo futuro, reorganizar a vida das pessoas e fazer com que elas saiam desta situação de rua”, ressaltou Guilherme.

Segundo o acolhido Paulo Juliano, o centro serviu como um primeiro passo para a sua readaptação na sociedade. Por meio dos serviços prestados, o usuário recebeu atendimento psicológico, alimentação, roupas, local para dormir, direcionamento pessoal e suporte para sua reintegração com a família. “Nessas duas semanas, eu fiz uso de diversas ferramentas importantes para me reestruturar. Hoje, estou encaminhado para uma vaga de emprego, alimentado e com roupas quentes para utilizar.”

Continua Depois da Publicidade

O Centro Pop está localizado na Rua Ary Tubbs, 885. Pessoas em situação de rua podem procurar o local buscando encaminhamento e plano de atendimento pessoal. Já o albergue Casa do Bem, está localizado na ERS 118, 3155, e fornece um local para que moradores de rua passem a noite.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…
Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar aos seis metros nas próximas horas

Gravataí acumula quase 400mm de chuva; Rio vai chegar…

  A Prefeitura de Gravataí atualizou, no fim da tarde de hoje (2/5), os dados sobre as chuvas que atingem a…
Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas chuvas

Gravataí contabiliza mais de 8 mil pessoas atingidas pelas…

  Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de…