• Geral
  • 12 de julho de 2023

Em Gravataí, Projeto Bomba Amiga ajuda socorristas, bombeiros e Brigada Militar

Em Gravataí, Projeto Bomba Amiga ajuda socorristas, bombeiros e Brigada Militar
Continua Depois da Publicidade

 

Há cerca de cinco anos, o Rotary Club Gravataí Parque dos Anjos lançou o Projeto Bomba Amiga, que visa beneficiar instituições atuantes na área de segurança pública. Socorristas voluntários, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar são auxiliados com recursos provenientes da iniciativa, cuja proposta é que postos de combustível se tornem parceiros, destinando uma ou mais bombas para arrecadação. O cliente que abastece na bomba com a devida identificação da campanha acresce um centavo no litro da gasolina. Essa verba é repassada às entidades para que invistam no trabalho em prol da comunidade.

Continua Depois da Publicidade

O projeto Bomba Amiga foi idealizado por rotarianos. À frente da ação, na época, estavam membros do clube como Zete Blehm, atual presidente, e o bombeiro Adriano Silva. Atualmente, apenas um posto de combustível contribui com a iniciativa, o Apolo, situado na parada 68, na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira. Por essa razão, o Rotary Parque dos Anjos busca novos colaboradores, com o intuito de ajudar mais pessoas.

Recentemente, a instituição beneficiada foi o Grupo de Resgate Anjos do Asfalto. “Eles receberam R$ 1,3 mil para ajudar na compra da nova ambulância, quando ocorrido um acidente, e agora R$ 700 para a realização de cursos de Atendimento Pré-Hospitalar nas escolas, atendendo à Lei Lucas”, revela a presidente do clube.

Continua Depois da Publicidade

Postos de combustível interessados em aderir ao Bomba Amiga, podem entrar em contato com Zete Blehm, através do WhatsApp (51) 99991-4417. A campanha conta com apoio do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Rio Grande do Sul (Sulpetro). Para saber mais, basta acessar a página do projeto no Facebook.

Trabalho dos socorristas voluntários

Continua Depois da Publicidade

O bombeiro e socorrista do Anjos do Asfalto Luiz Perez relata que, por meio do Projeto Bomba Amiga, uma instituição de ensino já recebeu a formação sobre primeiros socorros, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Suely Silveira Soares. “Através desta iniciativa coletiva, só conseguimos atender uma escola até o momento, por falta de recursos para a compra dos materiais necessários, que são caros. Um boneco de RCP, por exemplo, custa de 1,5 mil a 2 mil reais. Essa parceria com o Rotary visa arrecadar valores para que possamos montar um kit com vários equipamentos e repassar os conhecimentos de forma mais prática”, explica.

O trabalho desenvolvido pelo Resgate Anjos do Asfalto contempla as diretrizes da Lei Lucas (nº 13722/18), que tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de escolas públicas e privadas, além de estabelecimentos de recreação infantil. Na palestra, os socorristas fazem demonstrações de procedimentos necessários em casos de engasgo e parada cardiorrespiratória, entre outras situações.

Continua Depois da Publicidade

Fotos: Divulgação/Rotary Parque dos Anjos

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Associação de Gravataí promove mais uma ação do Natal Encantado das Moradas

Associação de Gravataí promove mais uma ação do Natal…

  No domingo (10), a Associação Comercial da Moradas do Vale (Acomov) irá promover mais um evento do Natal Encantado, em…
Batalhão de Polícia Militar inaugura Sala Patrulha Maria da Penha em Gravataí

Batalhão de Polícia Militar inaugura Sala Patrulha Maria da…

  Na tarde da última sexta-feira (10/11), o 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), em Gravataí, promoveu o ato de…
Arraial beneficente da Brigada Militar de Gravataí é transferido para o dia 14

Arraial beneficente da Brigada Militar de Gravataí é transferido…

  O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) transferiu para o dia 14 de julho, a partir das 14h, o seu…