Em Gravataí, menina de 12 anos é resgatada ao ser vítima de abusos virtuais no Discord

Em Gravataí, menina de 12 anos é resgatada ao ser vítima de abusos virtuais no Discord
Continua Depois da Publicidade

 

Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) no RS teve como objetivo combater crimes virtuais e resultou no resgate de uma menina de apenas 12 anos, em Gravataí, que era vítima de um grupo virtual na plataforma Discord. Segundo a PF, a ação ocorreu nesta última quinta-feira (20). 

Continua Depois da Publicidade

De acordo com os policiais, a jovem estava sofrendo graves ameaças nesse ambiente de comunicação online e era forçada a participar de atos infracionais, incluindo incitação à automutilação e abuso infantil. Após o resgate, as autoridades apreenderam o computador utilizado pela vítima para se comunicar com os adolescentes suspeitos, a fim de realizarem uma perícia científica detalhada.

Além disso, a menina foi encaminhada para passar por exames físicos e psicológicos. O conhecimento da situação se deu graças a uma denúncia feita pelo pai da menina, o que enfatiza a importância do envolvimento dos cidadãos na colaboração com as autoridades para combater práticas criminosas desse tipo. 

Continua Depois da Publicidade

Uma psiquiatra do Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (Crai) participou da ação, oferecendo apoio emocional à vítima. A operação, denominada “Dark Room” e iniciada em junho, tem como foco identificar, prender e apreender os responsáveis por crimes de violência contra adolescentes na plataforma Discord. 

Em 7 de julho, essa incisiva ação resultou na apreensão de um jovem de 17 anos, considerado um dos principais agressores do aplicativo, após a emissão de um mandado de busca e apreensão.

Continua Depois da Publicidade

Polêmicas na plataforma

A plataforma Discord, amplamente utilizada por comunidades online, tem enfrentado crescentes preocupações devido aos riscos associados ao seu uso. Notícias recentes destacam a disseminação de conteúdo prejudicial, como ciberbullying, discursos de ódio, assédio e exploração de menores, o que levanta questões sobre a eficácia de suas medidas de moderação de conteúdo e a proteção dos usuários mais vulneráveis.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

GM vai retomar a produção de veículos nesta segunda-feira em Gravataí

GM vai retomar a produção de veículos nesta segunda-feira…

  A General Motors (GM) vai retomar suas atividades na planta de Gravataí a partir desta segunda-feira (20). O anúncio foi…
MP já autuou 65 estabelecimentos por preços abusivos na Região Metropolitana

MP já autuou 65 estabelecimentos por preços abusivos na…

  O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) autuou ao menos 65 estabelecimentos por comercializar produtos com preços abusivos.…
Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

Criminosos invadem agência bancária em Gravataí e acessam cofre

  Na madrugada deste sábado (18), a agência da Caixa Econômica Federal localizada no bairro Monte Belo, em Gravataí, foi alvo…