Em Gravataí, FNA auxilia empreendedores a buscarem melhores resultados nos negócios

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Uma oportunidade para empreendedores compartilharem experiências em busca de soluções para melhores resultados nos negócios. Uma vitrine para empresas. Um momento de networking. Essas são apenas algumas formas de descrever a Hotseat com Churrasco, promovida na noite de quarta-feira (9/8), pela Fraternidade de Negócios e Autodesenvolvimento (FNA), fundada há pouco mais de um ano em Gravataí.

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O evento foi realizado na Gold Vale Imóveis, no bairro Bonsucesso, e reuniu aproximadamente 50 pessoas. A Hotseat, que chegou à 14ª edição, acontece mensalmente e propõe uma dinâmica diferenciada aos participantes. Todos devem se apresentar e falar rapidamente de suas áreas de atuação ou projetos.

O desafio é fazer isso em frente ao público e em apenas um minuto, com tempo cronometrado. Na segunda etapa da rodada de negócios, os interessados podem pedir um conselho empresarial aos demais, que contribuem de acordo com as próprias vivências. No encerramento, é feita a votação do Most Valuable Player (MVP), participante que mais agregou nos conselhos, na opinião do grupo. O vencedor ganha dois ingressos para o próximo evento.

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Na primeira etapa da Hotseat, cada participante faz uma apresentação de no máximo um minuto. Foto: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

Todo o processo ocorre de forma descontraída e “sem julgamentos”, como explica o fundador da FNA, o consultor de gestão para pequenas e médias empresas Eric Medeiros, de 26 anos. O gravataiense, que é o mais jovem brasileiro a receber a certificação ISO 9001 – tinha 21 anos na época –, aposta neste formato de evento para ajudar empresários que compreendem a importância da troca de conhecimentos para evolução dos negócios. E os resultados têm sido muito positivos. A cada edição, a Hotseat reúne mais participantes e relatos de que a experiência tem contribuído para crescimento pessoal e dos empreendimentos.

A Hotseat se tornou uma tradição na Fraternidade de Negócios e Autodesenvolvimento, porém a empresa também realiza outras ações, como, por exemplo, consultorias, visitas a instituições, terapias em grupo, atividades esportivas e exclusivas para membros. São cinco áreas de atuação: educação, eventos, mídia, vestuário e clube de vantagens.

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Eric (ao centro) com o pai, Mário Medeiros (à direita na foto), e o proprietário da Gold Vale Imóveis, Joelso Santos. Foto: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

Dinâmica do evento

Enquanto o diálogo acontecia entre os empreendedores na Gold Vale Imóveis, o churrasco era preparado pelo pai de Eric, Mário Medeiros, e o proprietário da imobiliária, Joelso Santos. Esse clima de integração é um hábito na Hotseat. Outro exemplo disso é que Eric procura recepcionar a todos, assim como incentiva que o momento da apresentação seja encarado como uma oportunidade de vencer a timidez e sugere aos participantes não se tornarem reféns de julgamentos alheios e buscarem desenvolvimento pessoal e profissional através da experiência.

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O diretor da FNA iniciou o evento relatando ao público alguns conselhos que costuma conceder às empresas em suas consultorias. A primeira dica aos empresários foi que identificassem as organizações de referência no ramo de atuação.

“Tendo empresas referências fica mais fácil mostrar onde você quer chegar, comparar se está funcionando ou não. Você tem que ter um norte para comparar. Recomendo que cada um siga no Instagram três empresas internacionais de referência no seu negócio. Depois, siga três empresas de referência nacionais e três locais. Por quê? Todo mundo sabe que o que vende é fazer o que ninguém está fazendo. Todos concordam que mais do mesmo não vende. E como você vai saber o que fazer de diferente se não sabe o que os outros estão fazendo? Você não vai copiar ninguém, mas precisa saber o que os outros estão fazendo para fazer diferente”, destacou.

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Evento da FNA oportuniza networking. Nesta edição, participaram profissionais de diversos segmentos. Foto: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

No decorrer do encontro, Eric também estimulou a reflexão: “Quem foi o maior ser humano de todos?” Assentindo ao que muitos responderam, “Jesus”, o empresário ressaltou exemplos a serem seguidos que estão presentes na história de Cristo, descrita na Bíblia, em especial a partir do Livro de Mateus.

“Jesus falou de amor, perdão e mesmo assim foi crucificado. Pensamos que todo mundo tem que gostar da gente. Sendo que o maior de todos não se importava com o que os outros achavam. Ao invés de tentar convencer todo mundo a gostar dele, se Jesus chegava num lugar onde não gostavam dele, virava as costas e ia embora. Ele andava com quem gostava dele. Nem Jesus foi amado por todos. Como nós vamos ser? É impossível!”, afirmou o consultor, recomendando que os empreendedores procurem se conectar com pessoas que se identificam com a sua visão de negócios e cultura organizacional.

“Quando você se expõe acaba conhecendo quem gosta de você. A vida de vocês vai mudar quando pararem de tentar fazer com que as pessoas gostem de vocês e começarem a andar com quem gosta de vocês. Era isso que Jesus fazia”, frisou.

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Eric recepciona os participantes e sua equipe grava depoimentos sobre a experiência na Hotseat. Foto: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

Redes sociais

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