• Geral
  • 6 de abril de 2023

Em Gravataí, Conselho da Comunidade colabora com ação de Páscoa no presídio

Em Gravataí, Conselho da Comunidade colabora com ação de Páscoa no presídio
Continua Depois da Publicidade
Doações possibilitaram a montagem de kits com doces e brinquedos, que foram encaminhados, nesta quinta-feira (6/4), para os filhos dos apenados. Foto: Divulgação

O Conselho da Comunidade, criado há quatro anos em Gravataí e implementado através da Lei de Execuções Penais, desenvolve diversas ações em prol da ressocialização e preparação dos apenados para o mercado de trabalho. Além disso, o órgão participa de campanhas em benefício dos projetos realizados pelo Instituto Penal de Gravataí e dos familiares dos presos.

Continua Depois da Publicidade

Um exemplo dessa colaboração com o presídio foi a doação de recursos para montagem de kits com doces para que os filhos dos apenados fossem presenteados nesta Páscoa. As guloseimas e alguns brinquedos foram entregues nesta quinta-feira (6/4). Segundo a diretora da casa prisional, Ana Mezzalira, cerca de 40 kits foram entregues.

Atuação do Conselho da Comunidade

Continua Depois da Publicidade

Auxiliar as pessoas que cumprem pena a se prepararem para o retorno ao convívio social e buscarem oportunidades no mercado de trabalho é uma das prioridades do Conselho da Comunidade. Na Comarca de Gravataí, o órgão é presidido pela juíza Valéria Willhelm e conta com representantes da sociedade civil organizada, assim como demais cidadãos interessados em contribuir com o trabalho.

“Um Conselho da Comunidade atuante é de suma importância para a ressocialização dos reeducandos. Importante destacar que as ações sociais realizadas, como esta na Páscoa, buscam fortalecer os vínculos familiares dos apenados, o que conduz à prevenção terciária, que consiste na reinserção social e amparo à família do preso”, salienta a magistrada.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a juíza Valéria, a próxima ação do Conselho da Comunidade será uma visita à Câmara de Vereadores, com o propósito de expor o trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como apresentar as necessidades do Instituto Penal na busca de ações efetivas em favor dos apenados e da casa prisional. “Não se pode olvidar que tais medidas são também favoráveis à comunidade de Gravataí, pois quando cumpridas as penas, os egressos passarão a fazer parte da teia social”, frisa.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com verba do Consepro, apenados revitalizam fachada da unidade prisional de Gravataí

Com verba do Consepro, apenados revitalizam fachada da unidade…

  O Instituto Penal de Gravataí teve sua fachada revitalizada esta semana. De acordo com a diretora da unidade prisional, Ana…
Conselho da Comunidade de Gravataí empossa diretoria para o biênio 2023/2025

Conselho da Comunidade de Gravataí empossa diretoria para o…

  O Conselho da Comunidade, vinculado à Vara de Execução Penal da Comarca de Gravataí, empossou sua nova diretoria, nesta quarta-feira…
Apenados de Gravataí vão realizar trabalho voluntário em prol da Apae

Apenados de Gravataí vão realizar trabalho voluntário em prol…

O Instituto Penal de Gravataí firmou parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município para auxiliar…