Em Cachoeirinha, prefeitos falam em levar à Justiça disputa com Governo Leite por recursos para a saúde

Em Cachoeirinha, prefeitos falam em levar à Justiça disputa com Governo Leite por recursos para a saúde
Continua Depois da Publicidade
Miki foi o anfitrião da reunião da Granpal, presidida por Sebastião Melo. Foto: Jesiel Saldanha/Granpal

O programa Assistir, do governo do Estado, foi alvo de duras críticas durante a Assembleia Geral Ordinárias da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) que aconteceu em Cachoeirinha, nesta quinta-feira (19). O prefeitos de 19 cidades não descartam, inclusive, levar a questão à Justiça.

Continua Depois da Publicidade

Antes de judicialização, no entanto, a Granpal ainda pretende formalizar o pedido de abertura de mesa de diálogo técnico sobre o programa. De acordo com levantamento da associação, o programa irá gerar perda de R$ 167 milhões para os municípios associados da região. Alguns prefeitos falaram até em fechamento das emergências SUS, caso programa seja implantado como proposto pelo Piratini.

O programa cria novos critérios para a distribuição de recursos aos hospitais ligados ao SUS. A justificativa do governo do estado é dar mais transparência à divisão financeira.

Continua Depois da Publicidade

O saneamento também foi tema de discussão na reunião. A necessidade da retirada do pedido de urgência do projeto que trata da regionalização do saneamento foi unanimidade. Ficou acertada uma forte mobilização política junto ao governador Eduardo Leite e ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, bem como junto aos líderes de bancada. “Além de um documento robusto, precisamos de uma forte mobilização política. A matéria foi votada há mais de um ano no Congresso Nacional e o governo do Estado apresentou o projeto só agora”, alertou o presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

O anfitrião da reunião foi o prefeito de Cachoeirinha Miki Breier, que também já presidiu a associação. “Cachoeirinha se alegra em receber os prefeitos e prefeitas da Granpal neste momento tão importante, em que a unidade deste grupo garantirá avanços e qualidade de vida para as pessoas que moram em nossas cidades, e em temas que são coletivos como saneamento, saúde e transporte”

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…
Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…
Crianças recebem apoio emocional e atividades de recreação em abrigos de Cachoeirinha

Crianças recebem apoio emocional e atividades de recreação em…

  A Secretaria Municipal da Educação (SMED) de Cachoeirinha tem se dedicado a oferecer momentos de recreação para as crianças alojadas…