• Geral
  • 3 de junho de 2020

Eleições municipais na região estão na mira da Polícia Civil; Gravataí e Viamão no topo

Eleições municipais na região estão na mira da Polícia Civil; Gravataí e Viamão no topo
Continua Depois da Publicidade
Delegado Juliano Ferreira. Foto: Giro de Gravataí/Especial

“O processo investigatório é demorado, mas localizar os autores não. Na internet se deixa rastros e não estamos lidando com hackers”, assim cravou o delegado e diretor da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM) de Gravataí, Juliano Ferreira, resumindo a entrevista concedida ao Giro de Gravataí sobre os crimes digitais, principalmente no ano eleitoral.

Continua Depois da Publicidade

Desde que chegou em Gravataí, o delegado destacou a ofensiva para coibir os delitos nas redes, principalmente das chamadas Fake News, um tema novo, que ainda desafia as autoridades policiais, mas que já aparece na região, como conta; “Já identificamos esse movimento, principalmente em Viamão e Gravataí, locais que tem uma disputa política muito forte, e estamos em ano de eleição, isso ficará mais intenso. São cidades que acumulam ocorrências envolvendo estes ataques”, destacou ele.

Policiais da própria delegacia regional estão designados a cuidar de ocorrências, denúncias, que chegam através do disque-denúncia, ou até mesmo pelos telefones da delegacia, sobre a divulgação de noticiais falsas, além de ataques a perfis, principalmente de figuras públicas. Ataques à administração pública também não passarão impunes. “É, dependendo da gravidade, nós temos o auxílio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que tem uma estrutura já formada para apurar estes crimes, que sim, nos preocupam e muito”, disse.

“Estamos lidando com pessoas normais, militantes, políticos, até partidos, não com hackers. Chegar a autoria não é difícil”.

Perguntado, Juliano explicou como funciona, na maioria dos casos, o andamento de uma investigação para apurar crime nas redes. Além disso, ele também foi enfático ao confirmar que não existem dificuldades para chegar aos perfis, que criam ou disseminam notícias fakes e dirigem ataques. Grupos políticos, partidos e até mesmo candidatos poderão ser investigados.

“A investigação por conta de ataques políticos e Fake News, seja ela disparada por uma pessoa, ou por um grupo, partido, o que certamente vamos ver nas eleições municipais, não é difícil de ser concluída. O que temos hoje é um processo um pouco mais demorado, já que dependemos muito mais de terceiros. Pois a partir da identificação de um crime, pedimos autorização da justiça para a quebra de sigilo do servidor das redes sociais, oficiamos a operadora de telefonia para que possamos ter acesso ao número da pessoa. Tudo isso torna o processo demorado.

Continua Depois da Publicidade

Mas encontrar, identificar os responsáveis, quem criou, de onde fez, é fácil, isso nós vamos chegar, pois não estamos lidando com hackers, pessoas que apresentam um conhecimento nas redes. São pessoas ligadas a partidos, políticos, até mesmo grupo responsáveis por disseminar notícias falsas, ataques no âmbito político. Tudo isso deixa rastros na internet, então torna a elucidação fácil”, explicou Ferreira.

Ele concluiu; “Não podemos deixar que isso se torne frequente ganhe força. Em municípios menores, falsas informações e difamações eleitorais podem mudar o curso de uma eleição, é uma situação muito grave, nós não vamos medir esforços para coibir essa prática”, finalizou ele.

Continua Depois da Publicidade

Ao todo, cinco cidades que contemplam a área de administração da DPRM (Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Alvorada) estão na mira dos investigadores. Sem maiores detalhes para não atrapalhar o andamento das investigações, casos que chegaram à Regional já estão sendo analisados.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as quatro melhores do RS

UTI do Hospital Dom João Becker está entre as…

  O Dom João Becker revalidou a sua condição de UTI Top Performer e é um dos quatro hospitais do Rio…
Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e prisões

Disputa de racha em Gravataí termina com acidente e…

  Uma disputa de racha terminou em acidente e com a prisão de dois envolvidos. O flagrante foi feito na noite…
Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de rede europeia de pornografia infantil

Polícia Federal prende em Gravataí acusado de participar de…

  Uma operação da Polícia Federal a nível nacional na manhã desta quarta-feira (27) resultou na prisão em flagrante de um…