• Geral
  • 27 de setembro de 2023

Eleição para conselheiros tutelares de Gravataí ocorre no próximo domingo

Eleição para conselheiros tutelares de Gravataí ocorre no próximo domingo
Continua Depois da Publicidade

 

“Garantir os direitos de crianças e adolescentes quando estes estiverem ameaçados ou violados”. Esta é a principal atribuição de um conselheiro tutelar, cargo escolhido pelos munícipes em votação. No próximo domingo (1/10) será realizada a eleição para o Conselho Tutelar de Gravataí. Apesar de não ser obrigatório o voto, neste caso, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) destaca a importância da participação dos cidadãos, pois os eleitos terão papel fundamental no trabalho em prol da população infantojuvenil.

Continua Depois da Publicidade

A votação acontecerá das 8h às 17h, em 26 locais, espalhados por todas as regiões da cidade. Serão eleitos os 10 candidatos mais votados, sendo que os demais ficarão como suplentes, de acordo com a colocação. Os empossados atuarão na gestão 2024/2028.

Conforme o CMDCA, o eleitor votará em local próximo de sua seção original de votação, devendo apresentar o título eleitoral e documento de identidade com foto (RG, Carteira de Identidade de Classe, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). A apuração começará na segunda-feira (2/10) e o resultado será informado no Diário Oficial.

Continua Depois da Publicidade

Os candidatos

Segundo a presidente do CMDCA e da Comissão Eleitoral, Patrícia Gauterio Dias, o número de candidaturas para o Conselho Tutelar este ano causou estranheza, pois foi bem menor do que nas últimas eleições. “Em 2015, tivemos em torno de 67 ou 69 candidatos; em 2019, uns 53; e em 2023 somente 39”, comenta.

Continua Depois da Publicidade

Quem almeja se tornar conselheiro tutelar passa por uma preparação, supervisionada pelo CMDCA. A seleção inclui provas e participação em capacitações. “A pessoa que está se candidatando tem que saber que terá um grande compromisso, estará lidando com vidas e essas vidas passam, muitas vezes, pelas nossas mãos”, frisa Patrícia.

Após as avaliações, os considerados aptos podem concorrer. Em publicação no Diário Oficial, nesta quarta-feira (27/9), constam 23 candidatos, sendo que quatro estão com liminar. Para conferir nomes dos candidatos e respectivos números na urna, o eleitor pode acessar este link. No portal da Prefeitura também constam todas as informações sobre o processo eleitoral. Estão detalhados, por exemplo, os locais de votação por zona eleitoral, requisitos para ser conselheiro tutelar e as etapas do processo até a eleição.

Continua Depois da Publicidade

Locais de votação

Dos 26 pontos de votação para o Conselho Tutelar, a maioria são escolas, mas há também associação de bairro, igreja, além da Subprefeitura da Costa do Ipiranga: Josefina Becker, Adelaide Pinto de Lima Link, Áurea Celi Barbosa, Carlos Bina, São Paulo, Antônio Gomes, Suely Silveira Soares, Antônio Aires, Santa Cecília, Duque de Caxias, Nova Conquista, Rosa Maria, José de Alencastro, Olenca Valente, Heitor Villa Lobos, Accoba, Jerônimo Timóteo da Fonseca, Raimundo Scherer, Augusto Longoni, Erico Verissimo, Alberto Pasqualini, José Maurício, Bárbara Maix, Anita Garibaldi, Paróquia Cristo Rei.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Novos conselheiros tutelares de Gravataí já sabem onde vão trabalhar

Novos conselheiros tutelares de Gravataí já sabem onde vão…

Os novos conselheiros tutelares de Gravataí já sabem em que região irão atuar. A definição aconteceu nesta segunda-feira (11), com um…
Grupo denuncia pelo menos quatro conselheiras no MP por crimes eleitorais em Gravataí

Grupo denuncia pelo menos quatro conselheiras no MP por…

Seis ex-candidatas às eleições do Conselho Tutelar de Gravataí em 2019, denunciam no Ministério Público (MP) crimes eleitorais, que segundo elas,…