• Geral
  • 31 de maio de 2021

Dr. Antônio Weston | Um dia para ser multiplicado por 365

Dr. Antônio Weston | Um dia para ser multiplicado por 365
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Dr. Antônio Weston | Um dia para ser multiplicado por 365, ID: 38610

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

Nesta segunda-feira (31), comemoramos o Dia Mundial sem Tabaco. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, o número de fumantes na população acima dos 18 anos vem caindo de maneira significativa. A pesquisa mais recente, realizada em 2019, aponta que 12,6% dos maiores de idade no Brasil são fumantes. Em 1989, esse número era de 34,8%, ou seja, quase três vezes maior. Ainda assim, é preciso manter as campanhas de conscientização e tentar levar esse índice o mais próximo do zero possível.

Continua Depois da Publicidade

Já é fato conhecido que o cigarro causa muitos malefícios a saúde. Os mais conhecidos são o enfisema pulmonar e o próprio câncer de pulmão. O hábito de fumar também pode levar a outros problemas como aumento da incidência de câncer do aparelho digestivo e da boca.

Além disso, devemos considerar o chamado fumo passivo, que é o fato de outras pessoas que convivem com quem tem esse hábito sofrerem os malefícios da inalação da fumaça. Isso contribui para que, também nos passivos, haja o aumento da incidência dessas doenças. A mesma pesquisa do INCA aponta que a proporção de pessoas que não são tabagistas expostas à fumaça foi de 7,9% em casa e 8,4% no trabalho em ambientes fechados. Números preocupantes, pois não há nível seguro de inalação, tampouco de consumo do tabaco.

Continua Depois da Publicidade

Também importante mencionar que largar o tabaco é muito difícil e via de regra requer assistência médica especializada, por vezes sendo necessário, inclusive, o uso de medicações específicas. Há que salientar o grande ganho na qualidade e também na quantidade de vida daqueles que conseguem livrar-se do cigarro. Então, sempre é bom lembrar que vale a pena o esforço para abandonar esse hábito. O cigarro também é uma droga e não traz benefício algum para o organismo.

DR. ANTÔNIO WESTON
Superintendente do Hospital Dom João Becker

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Mais uma edição do Curso de Pais ocorrerá em Gravataí; inscrições estão abertas

Mais uma edição do Curso de Pais ocorrerá em…

  O Hospital Dom João Becker (HDJB) promove, nesta sexta-feira, 26 de abril, das 15h às 17h, mais uma edição do…
Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em Gravataí

Caminhada de Conscientização pelo Autismo acontece neste sábado em…

  No próximo sábado, 20 de abril, a Associação Novo Horizonte  irá promover a 7ª edição da Caminhada de Conscientização pelo…
Edição da Marcha para Jesus em Gravataí encerrará com show da banda Morada

Edição da Marcha para Jesus em Gravataí encerrará com…

  No dia 11 de maio, a Associação Gravataiense de Pastores Evangélicos (Ágape) irá promover a Marcha para Jesus 2024. Com…