• Geral
  • 22 de novembro de 2020

Dia da Consciência Negra foi tema de ação do Hospital Dom João Becker e da Secretaria de Saúde de Gravataí

Dia da Consciência Negra foi tema de ação do Hospital Dom João Becker e da Secretaria de Saúde de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
A ideia foi de ressaltar a importância da diversidade e da pluralidade e estimar a porcentagem de brancos, pretos, indígenas, orientais e pardos no hospital. Foto: Divulgação

A autodeclaração de raça ainda é tabu para muitos. Dessa forma, não é possível estipular com exatidão quantos indivíduos de determinada cor existem em determinado local. Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Prefeitura de Gravataí promoveram a autodeclaração dos funcionários do Hospital Dom João Becker, em ação alusiva ao Dia da Consciência Negra (20/11). Também ocorreu um debate sobre o tema, com a presença de agentes do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

A ideia foi de ressaltar a importância da diversidade e da pluralidade e estimar a porcentagem de brancos, pretos, indígenas, orientais e pardos no hospital. Para isso, foi montada uma bancada junto ao Portão B em três horários para colher a opinião de cada colaborador. Uma cédula contendo as alternativas de cor foi preenchida. “Esse movimento que fizemos hoje aqui ratifica o espírito plural e inclusivo que permeia a Santa Casa de Misericórdia e reforça ainda mais a parceria entre o Hospital Dom João Becker e a Prefeitura de Gravataí. A pauta da questão racial merece o debate cada vez mais profundo”, afirma o superintendente do Hospital Dom João Becker, Dr. Antônio Weston.

PARCERIA – A ação contou com a presença de Vanessa Prates, Karen Soto e Kátia Ferreira, da Secretaria de Saúde de Gravataí. Segundo elas, essa aproximação entre o Hospital Dom João Becker e a prefeitura é muito importante, em uma pauta de tamanha relevância. “Nossa equipe do Comitê Técnico termina a semana feliz e agradecida, com a sensação de termos promovido muitas reflexões .  O espaço construído dentro do hospital é muito importante e esse trabalho não termina aqui.  É uma tarefa constante”, afirma Karen Soto.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

Produção de veículos na GM de Gravataí segue suspensa

  A planta da General Motors (GM) em Gravataí, que representa mais de 40% da arrecadação de ICMS da cidade, permanecerá…
Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão disponíveis em Gravataí

Prefeitura alerta sobre o risco de tétano; vacinas estão…

  As enchentes e as fortes chuvas reforçam a necessidade de cuidados de saúde a moradores atingidos diretamente e a voluntários…
Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…