• Geral
  • 14 de agosto de 2023

Devido à revitalização no Centro, algumas árvores serão transplantadas em Gravataí

Devido à revitalização no Centro, algumas árvores serão transplantadas em Gravataí
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Devido à revitalização no Centro, algumas árvores serão transplantadas em Gravataí, ID: 70921

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

 

De acordo com a Prefeitura de Gravataí, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) dá suporte ao trabalho de revitalização das praças da Bíblia e Dom Feliciano, que integra as obras da Rua Coberta. Além do espaço coberto para shows, palestras, eventos e gastronomia, as duas praças serão transformadas em um complexo esportivo, cultural e de lazer ao ar livre, com foco no convívio com a natureza. A Sema realizou levantamento sobre as mais de cem árvores existentes na área.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a bióloga Isabela Kirsten, este é um processo minucioso de cuidado e preservação, que começou no início deste ano com a avaliação técnica das árvores. Todas foram catalogadas e avaliadas de acordo com espécie, localização e saúde. A partir do estado de conservação, foi definido o plano de ação, que envolve poda, recuperação e até mesmo o transplante de espécies para outros parques da cidade.

“Toda a autorização de manejo da Sema prevê a avaliação técnica por nossos biólogos. Nas praças do Centro, o objetivo é determinar, principalmente se alguma árvore oferece risco de queda, tendo em vista que será uma área de grande circulação de pessoas”, explica Isabela.

Continua Depois da Publicidade

A técnica reforça que a Secretaria de Serviços Urbanos auxilia a Sema no trabalho e que a meta é manter todas as árvores saudáveis. “O estado fitossanitário (saúde) das árvores definirá as árvores que permanecerão, o que já sabemos que será a maioria. Outras, conforme tamanho e idade, serão transplantadas para diferentes praças de Gravataí. Somente em casos extremos, quando não há possibilidade de recuperação do exemplar, é autorizado o corte, e, ainda assim, há a obrigatoriedade do plantio de novas mudas, podendo ser em outros parques públicos, compensando as que foram suprimidas”, afirma.

“A Prefeitura trabalha sempre com o objetivo de modernizar Gravataí, oferecendo mais qualidade de vida à população, construindo uma cidade sustentável, acessível e plural. Este é um processo que é feito dia a dia, em todas as obras que executamos, sem nunca deixar de lado a preocupação com o meio ambiente; para cada árvore retirada, plantamos outras 15 em regiões como Caça e Pesca, Moradas do Vale e Parque Ambiental. Desde o início do governo, plantamos mais de mil árvores em ruas, avenidas, praças, loteamentos e parques públicos, além do trabalho de recuperação da margem do Gravataí com o replantio de espécies nativas”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Unidade de Saúde Animal ganhará novas instalações em Gravataí

Unidade de Saúde Animal ganhará novas instalações em Gravataí

  Na próxima sexta-feira (26), a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal…
Alterações no trânsito devido à revitalização no Centro de Gravataí começam no feriado

Alterações no trânsito devido à revitalização no Centro de…

As obras de revitalização do Centro de Gravataí já começaram. Os primeiros trabalhos estão sendo feitos no entorno da Praça do…
Projeto para o Centro de Gravataí prevê mudanças no fluxo das vias

Projeto para o Centro de Gravataí prevê mudanças no…

Na manhã desta quinta-feira (23/2), além de mostrar detalhes da Rua Coberta, que será construída na Prefeito José Linck, entre as…