Desfile de Carnaval de Cachoeirinha ocorrerá na noite de sábado

Desfile de Carnaval de Cachoeirinha ocorrerá na noite de sábado
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Desfile de Carnaval de Cachoeirinha ocorrerá na noite de sábado, ID: 82127

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

 

Ainda em clima de Carnaval, os blocos de Cachoeirinha se preparam para o desfile do próximo sábado (9/3), a partir das 20h30, na Praça da Juventude, localizada na Rua Dr. Mário da Costa Pereira, no bairro Granja Esperança. O evento, realizado pela Prefeitura de Cachoeirinha, contará com apresentações dos blocos Rosas de Ouro, AfroTchê, Skenta, Viva o SUS, Mancha Verde e o estreante Mulemba da Caxu, que fará uma homenagem à população afrodescendente do município.

Continua Depois da Publicidade

O Bloco Mulemba da Caxu foi criado pelo percussionista Filipe Nero Santana, em parceria com o Instituto Cultural e Social Ágora. A ideia de formar o grupo surgiu ainda no ano passado, quando Sara Nascimento e Isadora Heimig, alunas de bateria do projeto de iniciação musical do Instituto Ágora, sugeriram ao professor que criasse um bloco para o Desfile de Carnaval da cidade, ideia prontamente aprovada.

Com instrumentos de percussão adquiridos por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, o novo bloco de Carnaval prepara uma apresentação em homenagem aos afrodescendentes, que representam 20% da população, de acordo com o IBGE. O Mulemba da Caxu baseou seu samba-enredo na história, em fatos como a chegada de escravizados trazidos para a fazenda do Comendador João Baptista Soares da Silveira e Souza.

Continua Depois da Publicidade

Para batizar o bloco, foi pedido ao escritor Rogério Andrade Barbosa, um grande conhecedor das questões africanas e afro-brasileiras, que sugerisse alguns nomes sonoros e significativos. Foi escolhido o da Mulemba, uma espécie de figueira de copa frondosa, sob a qual se costuma realizar, em algumas regiões da África, rituais em memória aos ancestrais. Foi acrescentado “da Caxu”, forma reduzida de Caxuxa, devido ao apelido carinhoso dado à cidade.

Filipe é o mestre da bateria; Emerson Lima, o puxador; e Wilson Lucas, o cavaquinista. A rainha da bateria é Ana Bento, cuja família é homenageada no samba-enredo por seu envolvimento histórico com o Carnaval de Cachoeirinha.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da jornalista Sônia Zanchetta. Fotos: Lisi Zart

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Carnaval de Cachoeirinha ocorre hoje à noite; blocos e escolas vão se apresentar

Carnaval de Cachoeirinha ocorre hoje à noite; blocos e…

  Na noite deste sábado (9/3) serão promovidas as apresentações do Carnaval de Cachoeirinha, na Praça da Juventude, localizada na Rua…