Deputada Estadual Luciana Genro cobra Secretaria da Educação por situação da Escola Tuiuti em Gravataí

Deputada Estadual Luciana Genro cobra Secretaria da Educação por situação da Escola Tuiuti em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Escola está com 11 salas interditadas. Foto: Divulgação

A Escola Estadual Tuiuti, no município de Gravataí, está há quase três anos com salas interditadas e problemas diversos que aguardam obras necessárias em três prédios da instituição. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que integra a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, cobrou a Secretaria de Educação sobre o atraso nas obras e questionou quem a administração identifica como responsável pelo atraso e quais medidas de responsabilização serão tomadas. Os questionamentos foram feitos pela deputada com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Continua Depois da Publicidade

De acordo com os relatos levados por uma professora à deputada, a instituição não possui estrutura adequada, contando com onze salas de aulas interditadas, problemas no forro, fiação elétrica precária e telhado comprometido em diversos pontos. Há, ainda, a informação de que já existiram recursos financeiros liberados para a obra, porém a morosidade na execução de procedimentos burocráticos complementares teria impedido a devida execução das reformas.

A equipe docente tinha esperanças de que as obras pudessem ser realizadas durante o período em que a escola ficou funcionando de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus, mas isso não se concretizou. O problema teve início em 2018, quando os prédios foram interditados por apresentarem graves problemas estruturais no forro e na parte elétrica. O único edifício que pode ser usado possui apenas quatro salas.

Continua Depois da Publicidade

Em 2019, parte dos estudantes teve aulas no refeitório, biblioteca e até mesmo no salão da Igreja, em sistema de revezamento. Os alunos e pais chegaram a ocupar a escola em 2019 para pedir soluções para os problemas. A estrutura onde a instituição está localizada tem mais de 40 anos e a escola é uma das maiores e mais tradicionais do município de Gravataí.

No documento, a deputada Luciana Genro ainda pede que seja enviado um cronograma com as ações que estão sendo executadas para garantir a segurança da comunidade escolar e qual a previsão de conclusão das obras. A deputada tem acompanhado casos de diversas escolas com obras atrasadas.

Continua Depois da Publicidade

“Temos recebido muitos relatos de escolas com problemas de obras, falta de luz, diversas questões estruturais, e estamos cobrando o governo a respeito disso. Entendemos que é urgente a realização das obras necessárias e de medidas de segurança para os estudantes, pais, professores e funcionários da Tuiuti”, apontou Luciana Genro.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…