Dengue: seis pessoas tiveram o diagnostico da doença confirmado em Gravataí

Dengue: seis pessoas tiveram o diagnostico da doença confirmado em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

Frente ao cenário epidemiológico no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atualizou os dados referentes à situação da dengue na cidade. De acordo com a Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), o município registrou, até o momento, seis casos confirmados da doença, sendo dois autóctones (contraídos na cidade) e quatro importados. Dos 77 casos notificados, quatro foram descartados e outros 67 estão em investigação.

Continua Depois da Publicidade

“Nossas equipes realizam trabalho permanente e diário de combate ao Aedes aegypit, além de atender às denúncias. Reforçamos que é muito importante que as pessoas façam a sua parte, não deixando água parada, bem como seguindo todas as recomendações preventivas”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. O titular da pasta alertou para que, em caso de sintomas da doença, os gravataienses procurem uma unidade de saúde mais próxima para os devidos cuidados.

A prefeitura reforçou ainda que tem promovido diversas ações contra a dengue nos bairros do município, que têm por objetivo controlar a proliferação e a identificação de focos do mosquito Aedes aegypti. Ontem, 25, Agentes de Combate a Endemias, do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Biológicos – Viemsa, realizaram fumacê no bairro São Vicente. Nos próximos dias, as visitas estão sendo planejadas para outros bairros, entre eles Bom Sucesso, Morada do Vale, Parque dos Anjos e Vila Rica.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, o trabalho de prevenção é feito diariamente pelas equipes da Viemsa por meio de visitas domiciliares e em pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, floriculturas, ferros-velhos e depósitos de material de construção, além do atendimento às denúncias. Para eliminar a proliferação do mosquito, é fundamental a eliminação dos criadouros.

Cuidados simples ajudam a eliminar o risco de focos do mosquito da dengue: encher os pratos dos vasos de plantas com areia e guardar pneus em locais cobertos são algumas destas medidas.

Continua Depois da Publicidade

Como eliminar focos de dengue:

– mantenha a caixa d’água bem fechada;

Continua Depois da Publicidade

– encha os pratos de vasos de plantas com areia;

– guarde pneus em locais cobertos;

Continua Depois da Publicidade

– mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;

– remova folhas e objetos das calhas;

– deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Continua Depois da Publicidade

– limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):

– dor de cabeça;

– febre alta;

– dores musculares e nas articulações;

– manchas vermelhas na pele;

– dor atrás dos olhos;

– náuseas e dores abdominais;

– em casos mais graves pode haver hemorragia e perda de líquido.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…
Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

  Desde a última terça-feira (14), o Rio Gravataí apresenta uma baixa gradual. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a…