Geral

Defesa Civil de Gravataí está em alerta após nível do Rio chegar a quase 5 metros

Publicado

-

Foto: Eduarda Narciso/Prefeitura de Gravataí

A Defesa Civil informa que o Rio Gravataí atingiu nesta sexta-feira, 10, a marca de 4,96 metros (m), 2,36m a mais de seu nível normal, de 2,60m. Isso se explica a partir do grande volume de chuvas registrado nas últimas semanas, com a média prevista para julho sendo atingida logo nos primeiros dias do mês.

Dessa forma, além da Defesa Civil, as demais estruturas da Prefeitura de Gravataí, incluindo as secretarias e a Guarda Municipal, junto ao Corpo de Bombeiros e à Brigada Militar, estão realizando um trabalho de orientação com os moradores das regiões próxima aos arroios. De acordo com Paulo Roberto, Coordenador da Defesa Civil, a ação foi pensada no bem-estar de todos, com o objetivo de diminuir os efeitos das enchentes para que a situação se estabilize o quanto antes.

Foto: Eduarda Narciso/Prefeitura de Gravataí

Paulo Roberto explica que é orientado para que as pessoas fiquem, de preferência, na casa de familiares ou amigos até que o risco diminua. Caso contrário, é indicado que os móveis sejam colocados em lugares com maior elevação para que não sejam danificados.

Dentro desse contexto, o Coordenador da Defesa Civil relembra da retirada de pessoas residentes no entorno do rio, que sofriam constantemente com as inundações: “Recebíamos diversos chamados para resgatar famílias com água dentro de suas casas. Agora, o problema foi reduzido significantemente com a transferência desses cidadãos para o Residencial Breno Garcia.”