De Gravataí para o mundo, a caminhoneira que conquistou a América do Sul e a internet

De Gravataí para o mundo, a caminhoneira que conquistou a América do Sul e a internet
Continua Depois da Publicidade

 

Com 139 mil seguidores no Instagram e mais de 8 mil inscritos no canal do YouTube, a carreira profissional de Janaina Assis Cardoso, de 36 anos, tem chamado a atenção na internet e em outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Uruguai. É que após passar por um quadro de depressão, a gravataiense decidiu investir em um sonho antigo e se tornar motorista de caminhão.

Continua Depois da Publicidade

Conforme Jana, como é popularmente conhecida nas redes sociais, a relação com os caminhões vem de berço. Nascida em uma família com oito motoristas, ela viajou muito com o pai na infância e adolescência. O sonho, porém, de se tornar uma profissional do ramo, surgiu mesmo em uma viagem para o Chile.

“A primeira vez que fui pra lá me encantei com a cultura, a linguagem e a paisagem daquele lugar. Lembro de querer ir de novo pra lá, nem que fosse de carro quando eu crescesse, mas naquele mesmo ano tive a oportunidade de fazer outra viagem com meu pai para o Chile. Foi quando ele me deu o caminhão para dirigir pela primeira vez numa estrada vazia. Eu amei aquela experiência!”, conta Jana.

Continua Depois da Publicidade
A primeira vez que Jana dirigiu um caminhão foi em uma viagem com o pai para o Chile. Foto: Divulgação

Apesar do sonho de se tornar caminhoneira ter surgido nessa viagem, as responsabilidades da maioridade fizeram com que a gravataiense fosse trabalhar com outros serviços, como de costureira, vendedora, supervisora de vendas e, até mesmo, instrutora de academia. Porém, foi nesse período que Janaina acabou desenvolvendo um quadro de depressão e chegou a ficar um ano lutando contra a doença, através de tratamentos.

“Teve um dia, enquanto eu ainda estava passando por isso, que fui fazer um passeio com uma amiga para a cidade de Três Coroas. Enquanto eu ia dirigindo e vendo as paisagens, decidi que era isso que eu queria para a minha vida. No início, a minha família não gostou da ideia, meu pai, por conhecer a realidade de um caminhoneiro, não me apoiou, mas eu fui atrás do meu sonho mesmo assim”, relata. 

Continua Depois da Publicidade

Em setembro de 2019 foi quando a transição de carreira de Jana começou. Como só tinha Carteira Nacional de Trânsito (CNH) para moto e carro, ela precisou acrescentar as categorias D e E em sua habilitação. Foi nesse período, inclusive, que as publicações referentes à profissão surgiram nas redes sociais da influenciadora. Cerca de sete meses após a decisão, a motorista conseguiu seu primeiro emprego como caminhoneira.

A caminhoneira dirigiu um bitruck em sua primeira viagem como motorista profissional. Foto: Divulgação

“Lembro até hoje da minha primeira viagem para essa empresa. Foi num bitruck, quarto eixo. Fui para Erechim carregar peixe e foi uma aventura só. As estradas eram de chão, o caminhão era automático e tudo era novidade, fora que eu andava bem devagar. Mas deu tudo certo. Aos poucos fui adquirindo confiança, viajando para outros lugares do país como São Paulo, Espírito Santo, etc. Até que conquistei uma vaga na empresa que estou hoje, onde faço a linha do Mercosul”, conta.

Continua Depois da Publicidade

Atualmente, Jana trabalha na Transportes Cordenonsi, de Santa Catarina, onde acabou se tornando a embaixadora da empresa através do movimento “A estrada é delas: Igualdade que aproxima”. Além disso, o serviço que a caminhoneira executa, não só como motorista, mas também como influenciadora na vida de outras pessoas, fez com que Jana chamasse à atenção da Câmara de Vereadores de Gravataí, na qual, em dezembro deste ano, receberá o título de Cidadã Honorária.

“Hoje me sinto realizada! A profissão me fez amadurecer e superar meus limites. Já recebi muitos feedbacks, inclusive de um militar que se inspirou em mim pra ser caminhoneiro. E quando ouço isso, ou quando estou em viagem noutro país e alguém me cumprimenta dizendo que me acompanha nas redes sociais, é muito bom, pois vejo que a verdade e a simplicidade que carrego tem, de alguma forma, impactado e inspirado outras pessoas, e isso é recompensador”, afirma a caminhoneira.

Continua Depois da Publicidade
Além de caminhoneira e influenciadora, Jana também é a embaixadora do movimento “A estrada é delas: Igualdade que aproxima”. Foto: Divulgação

Para acompanhar as viagens da gravataiense Janaina Cardoso pelos países da América do Sul e conhecer sua profissão, basta seguir o @janacaminhoneira_blessed no Instagram e se inscrever no canal Jana Caminhoneira, no YouTube.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade na tarde desta quarta-feira

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade na tarde desta quarta-feira

O WhatsApp e o Instagram, do Grupo Meta, apresentam instabilidade em todo o Brasil nesta quarta-feira (3). Conforme o site Downdetector,…
Instagram e Facebook ficam fora do ar

Instagram e Facebook ficam fora do ar

  Na tarde desta terça-feira (5), tanto o Instagram quanto o Facebook, duas redes sociais pertencentes ao Grupo Meta, enfrentaram uma…
Amon da Costa celebra 1 milhão de visualizações em conteúdos da história de Gravataí

Amon da Costa celebra 1 milhão de visualizações em…

  Apaixonado pela história do município, o professor e escritor Amon da Costa atingiu mais de 1 milhão de visualizações nos…