Da marcenaria à pintura, artista de Gravataí cria obras com diversas técnicas

Da marcenaria à pintura, artista de Gravataí cria obras com diversas técnicas
Continua Depois da Publicidade
Obras em destaque: Cachorro desenhado com aerógrafo, desenhos do personagem de Piratas do Caribe e do cantor Erasmo Carlos em caneta Bic, retrato de Djavan em grafite, escultura de pássaro em madeira, araras em cimento para jardim e pintura à óleo de paisagem. Imagens: Reprodução

Popularmente, costuma-se dizer que tem paixões que vem de berço. E esta é uma realidade para Wagner Lopes, morador do bairro Padre Réus, em Gravataí. No caso dele, a paixão herdada foi pelas artes. Os trabalhos dos avôs, José Tajes Lopes e Augusto dos Santos, e do pai, José Carlos, foram as inspirações para que o rio-grandino se dedicasse a diversas técnicas em artes visuais, além da música e marcenaria.

Continua Depois da Publicidade

Residente em Gravataí desde a infância, Wagner, agora com 42 anos, explica que o avô paterno trabalhava com marcenaria, produzindo móveis que eram obras de arte, devido à riqueza dos detalhes. José Lopes também tinha talento para a pintura à óleo. O neto não chegou a conhecê-lo, mas sempre ouviu com atenção as histórias que o pai contava sobre a habilidade para criações em madeira e telas.

O avô por parte de mãe era especialista na confecção de peças em couro e foi uma influência para o gosto por música. Atualmente, o artista não tem promovido trabalhos como músico, porém já fez várias apresentações de voz e violão, principalmente em bares. No repertório, predominam MPB e canções tradicionalistas. Contudo, o morador também admira a música clássica e bandas antigas.

Continua Depois da Publicidade

Segundo Wagner, dos primeiros rabiscos na infância até os desenhos realistas em grafite, só cresceu a paixão pelas artes, em todas as suas formas. Depois, ele se interessou pela pintura e procurou ler sobre técnicas para as obras. “Sou autodidata. Infelizmente, não tive a oportunidade de uma formação acadêmica em Artes, mas sempre busquei estudar e aprender coisas novas”, comenta.

Wagner é um artista autodidata. Foto: Divulgação

Tanto o artista visual como o pai seguem a tradição da marcenaria e restauração de móveis antigos. A madeira também é matéria-prima para outra ramificação artística pela qual o rio-grandino se interessa: a escultura. “Eu me aventuro na escultura”, frisa o residente no Padre Réus que gosta de esculpir especialmente as aves. Outra técnica que ele utiliza é a escultura em cimento, através da qual consegue criar animais para decoração de jardins. “O grande tema da minha arte é a natureza”, salienta.

Continua Depois da Publicidade

Fã de cinema e de objetos antigos de forma geral, Wagner soma à lista de técnicas artísticas com as quais trabalha a confecção de miniaturas em madeira. Entre as peças que tem feito sucesso estão as carruagens, inspiradas em filmes de faroeste, e embarcações, típicas das histórias de piratas. “Também faço miniaturas de móveis antigos”, acrescenta.

Os métodos aplicados nas obras mais recentes são a aerografia (técnica de pintura e ilustração na qual o instrumento é o aerógrafo), com a qual tem produzido desenhos em capacetes, quadros e murais, e ilustrações realistas com caneta Bic. Nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube), é possível conferir alguns trabalhos do artista Wagner Lopes, que produz peças por encomendas para a região e outros estados.

Continua Depois da Publicidade
Fã de filmes de faroeste, o artista começou a confeccionar miniaturas de diligências. Foto: Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Grafiteira de Gravataí tem sua arte em destaque na região e em outros estados

Grafiteira de Gravataí tem sua arte em destaque na…

  Com pinturas e desenhos espalhados por vários cantos da cidade e do estado, a gravataiense Dâmaris Felzke da Rosa, de…
Artista de Gravataí faz pinturas com técnica de derretimento de giz de cera

Artista de Gravataí faz pinturas com técnica de derretimento…

Com uma técnica de pintura diferenciada, na qual o giz de cera é derretido com ferro de passar roupa, o artista…
Trabalho de desenhista de Gravataí é inspirado no realismo e histórias de terror

Trabalho de desenhista de Gravataí é inspirado no realismo…

A admiração pela banda Bee Gees teve papel fundamental na trajetória artística de Karen Suelen Silveira, que nasceu em Bagé, mas…