CPI em Gravataí vai investigar o uso da estrutura da Câmara para ataques digitais e Fake News

CPI em Gravataí vai investigar o uso da estrutura da Câmara para ataques digitais e Fake News
Continua Depois da Publicidade

 

A Câmara Municipal de Gravataí deu início, nesta terça-feira (23), a um significativo passo no combate à desinformação. Foi oficialmente estabelecida uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada para examinar a disseminação das conhecidas “Fake News” – informações enganosas e distorcidas.

Continua Depois da Publicidade

A proposta da CPI partiu do vereador Paulo Silveira (PSB), e contou com a assinatura de oito vereadores – garantindo a instauração da Comissão. O foco primordial da investigação repousa sobre a utilização de perfis fictícios como instrumento para a difusão de notícias enganosas, bem como ataques direcionados aos membros da Câmara Municipal.

Além disso, a CPI direciona sua atenção à possível utilização inadequada dos recursos públicos e das instalações da Câmara, particularmente envolvendo a sua rede e equipamentos, no intuito de disseminar informações falsas.

Continua Depois da Publicidade

A CPI irá lançar um olhar atento sobre publicações nas plataformas de mídia social, incluindo WhatsApp, Instagram e Facebook, que distorcem eventos e deliberadamente induzem à desinformação. “É nosso objetivo elucidar se vereadores e funcionários do Legislativo se aproveitaram da estrutura pública e da sua posição como agentes públicos para criar e disseminar fake news”, ressaltou Silveira.

O requerimento para a abertura da CPI foi assinado pelos seguintes vereadores: Alan Vieira (MDB), Aureo Tedesco (MDB), Claudecir Lemes (MDB), Cláudio Ávila (UNIÃO BRASIL), Márcia Becker (MDB), Mário Peres (PSDB) e Thiago De Leon (PDT). A Comissão será composta por um trio de membros e terá um prazo de 90 dias para conduzir investigações abrangentes e apresentar os resultados em um relatório conclusivo.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Polícia vai responsabilizar autores de boatos sobre ataques à escolas em Gravataí

Polícia vai responsabilizar autores de boatos sobre ataques à…

A Polícia Civil de Gravataí informa que, apesar de nos últimos dias constatar muitas notícias falsas sobre atentados em escolas da…
Ministério Público apura denúncias de irregularidades em funerárias de Gravataí

Ministério Público apura denúncias de irregularidades em funerárias de…

O Ministério Público (MP) de Gravataí investiga uma série de irregularidades envolvendo funerárias e seus serviços, em Gravataí. Na manhã desta…
Vereadores de Cachoeirinha estudam CPI para investigar pagamento de propina na prefeitura

Vereadores de Cachoeirinha estudam CPI para investigar pagamento de…

Cinco vereadores de oposição da Câmara de Cachoeirinha confirmaram para às 15h de hoje (26) uma coletiva de imprensa. A medida,…