Corpo de Bombeiros de Gravataí fará atendimento de urgência e emergência na cidade

Corpo de Bombeiros de Gravataí fará atendimento de urgência e emergência na cidade
Continua Depois da Publicidade

 

Foto: Gabriel Siota Ganzer /Giro de Gravataí | Reprodução

Já está no batalhão do Corpo de Bombeiros de Gravataí uma ambulância que, em breve, fará o atendimento pré-hospitalar no município. O serviço se somará aos demais grupos de socorro e resgate voluntário da cidade, além do atendimento fixo das equipes do SAMU. Conforme o capitão Daniel Borges Moreno, titular do batalhão, o serviço de urgência por parte dos bombeiros não ocorre há mais de vinte anos na cidade, colocando Gravataí como a única cidade na região metropolitana a contar com este serviço.

Continua Depois da Publicidade

“É um passo muito importante que está sendo dado pelo batalhão à serviço da população. Hoje, em toda a região, apenas a cidade de Portão conta com este serviço. Essa ambulância veio da cidade de Esteio, foi equipada e já está conosco”, informou Moreno.

Ainda de acordo com ele, a ideia do comando é prestar o serviço com os bombeiros voluntários. O serviço só deverá ser iniciado quando os voluntários serem apresentados e a compra do uniforme, que é prioridade no momento. “Só estamos aguardando uma posição de terceiros para que nos ajudem com a compra dos uniformes, assim os bombeiros voluntários poderão atuar na cidade”, finalizou.

Continua Depois da Publicidade

Corpo que é referência

Desde o início do mês de maio de 2017, os proprietários de edificações comerciais, residenciais e comerciantes do município já não precisam mais comparecer até o Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Gravataí para obter o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). O pedido do PCCI, que pode ser feito pela internet, tem como principal objetivo diminuir as filas e o tempo de espera, tornando também o batalhão como referência na região. Conforme Daniel Borges Moreno, o pedido online já passou por meses de testes e também irá “aliviar” o serviço da corporação.

Continua Depois da Publicidade
Capitão Daniel Borges Moreno | Foto: Giro de Gravataí

“Antigamente o cidadão vinha até o batalhão, entregava os documentos necessários e esperava por até quatro meses para saber se o projeto foi aceito ou não. Isso não só causava transtornos para os populares, como para a corporação que ficava muito em função desse processo.”, contou o capitão.

Com o novo processo eletrônico, o cidadão consegue emitir e imprimir em sua casa o alvará em um prazo máximo de dez dias. Isso não só reduz o acúmulo de função por parte dos bombeiros, como traz uma maior comodidade aos populares. Ainda segundo o capitão, por conta da prevenção, o número de incêndios diminuiu drasticamente em Gravataí, o que motiva a corporação a focar mais ainda nos trabalhos de vistoria, prevenção e demais serviços.

Continua Depois da Publicidade

 

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação por conta da cheia do Rio Gravataí

Defesa Civil do RS faz novo alerta de inundação…

  A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu às 23h30 desta quarta-feira (01) um novo alerta de risco de…
“O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre da história”, diz Leite em coletiva

“O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre…

  O Rio Grande do Sul enfrenta sua maior tragédia já registrada, declarou o governador Eduardo Leite em resposta aos estragos…
Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí; confira os pontos de doação

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Gravataí;…

  Com as previsões apontando para um aumento no volume de chuvas nos próximos dias, a Prefeitura intensifica sua campanha de…