Conselho tutelar de Gravataí adere à manifestação para prioridade na vacinação contra o coronavírus

Conselho tutelar de Gravataí adere à manifestação para prioridade na vacinação contra o coronavírus
Continua Depois da Publicidade
Conselho Tutelar Oeste, em Gravataí, aderiu à manifestação estadual para prioridade na vacinação. Foto: Divulgação

Conselheiros tutelares de todo o Estado, através da Associação dos Conselheiros Tutelares do RS (Aconturs), realizam um manifesto nesta quarta-feira (07) pedindo que a categoria seja incluída como prioritária para a vacinação contra o coronavírus.

Continua Depois da Publicidade

E em Gravataí não é diferente. De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar Oeste, Adriana Neves, a ação visa sensibilizar o poder público para a atuação dos profissionais que atuam nos direitos das crianças e adolescentes, já que no último ano, por conta da pandemia, aumentaram os atendimentos.

“A ação foi mobilizada após o óbito de colegas em decorrência da doença. Queremos mostrar aos governantes que somos grupo de risco, que devemos ter prioridade. Muitos serviços estão atendendo de forma online, e nós dos conselhos tutelares não temos como fechar as portas. Nós nunca paramos de trabalhar, e muito pelo contrário, a demanda aumentou, as famílias passam a maior parte do tempo juntas, e isso contribuiu para a crescente no número de casos, principalmente de abusos sexuais envolvendo os adolescentes e crianças”, destacou a conselheira.

Continua Depois da Publicidade

A manifestação também conta com faixas pretas, em forma de luto, além das vestimentas das conselheiras. Ainda segundo a coordenadora, órgãos que também demandam o conselho foram requisitados para ajudar no pedido de vacinação.

“Nós enviamos um ofício ao Ministério Público (MP) e também ao Conselho Municipal dos Diretos das Criança e Adolescente (CMDCA) para que possam nos ajudar nesta revindicação. A partir do momento em que um só conselheiro estiver infectado, mas assintomático, ele vai fazer o atendimento a uma família. Após isso, vai ir atender outra e assim pode ir transmitindo o vírus. O próprio judiciário nos demanda serviços de acompanhamento às famílias, então estamos pedindo a vacinação para que possamos continuar com segurança o nosso trabalho de proteção no município, destacou Adriana Neves.

Continua Depois da Publicidade

Em entrevista, o presidente da Aconturs, Jeferson Careca, destacou os números envolvendo os casos de coronavírus nos conselhos tutelares do RS. “Temos 2.635 conselheiros no RS. Desses, 219 testaram positivo para o Coronavírus, porque não pararam de trabalhar, mesmo na bandeira preta, indo nas casas, arriscando suas vidas e a de seus familiares. Desse total, tivemos oito óbitos”, disse ele.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…