Condenado por matar agente penitenciário, assaltante de banco preso em Gravataí está de volta às ruas

Condenado por matar agente penitenciário, assaltante de banco preso em Gravataí está de volta às ruas
Continua Depois da Publicidade
Claiton da Silva Mallet é irmão de um outro notório criminoso. Leonardo da Silva Mallet, o ‘Gigio’.

Era madrugada do dia 27 de junho quando policiais da Força Tática da Brigada Militar (BM) de Gravataí davam fim a fuga de um dos mais notórios assaltantes de banco e um dos últimos que ainda se esquivavam da justiça gaúcha. Claiton da Silva Mallet, o ‘Gringo ou ‘Alemão’ – é um velho conhecido da Polícia Civil e é considerado um criminoso de alta periculosidade. 

Continua Depois da Publicidade

Em 2005 ele teve participação fundamental no resgate do preso Enivaldo Farias (Cafuringa), em Montenegro, no Vale do Sinos. Claiton também é irmão de um dos braços direitos de Cafuringa, Leonardo Mallet, o ‘Gigio’ – conhecido por ataques a agências bancárias.

O resgate  

Preso na época, Cafuringa simulou uma briga quando estava detido na Penitenciária de Montenegro. Ele e outro detento, Milton Finotti, ainda cortaram partes do corpo para que pudessem receber atendimento médico. Durante deslocamento por uma estrada da região do Vale do Caí, houve uma emboscada e o agente penitenciário Jair Fiorin foi assassinado.

Continua Depois da Publicidade

Os detentos foram resgatados e, entre os envolvidos na ação, a polícia identificou Claiton (Alemão). Ao todo, dez homens participaram do crime. Em abril de 2012, ele foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão por este fato. Cinco meses depois, ‘Gigio’ também foi condenado pelo crime.

Além de assaltos a banco, Alemão se envolveu com uma organização criminosa que atuava no roubo de veículos na Região Metropolitana. Em quase dois meses de investigação, 37 suspeitos foram presos por roubo, clonagem, venda de carros e peças sem procedência pela internet e também por lavagem de dinheiro.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o delegado Rodrigo Zucco, na época da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de São Leopoldo, ele foi preso junto com uma mulher e outro homem. Eles estariam levando um carro clonado para uma pessoa que havia adquirido o veículo pela internet.

Vai e vem

Em abril deste ano, Alemão recebeu a progressão de regime, e foi solto da Cadeia Pública de Porto Alegre após se comprometer com o uso de tornozeleira. No dia 14 de junho a 1ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre expediu um novo mandado de prisão contra Alemão, que se encontrava na condição de foragido pelo rompimento da tornozeleira.

Continua Depois da Publicidade

Desde a sua prisão em Gravataí ele estava recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Nesta última sexta-feira (20) uma decisão judicial autorizou novamente sua saída com o uso de tornozeleira. A reportagem do Giro de Gravataí busca desde a noite de ontem contato com o advogado de Claiton.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que resgataram centenas de animais

Vaquinha busca comprar barco para voluntários de Gravataí que…

  Voluntários que participaram do resgate de centenas de animais após a catástrofe no Rio Grande do Sul estão buscando doações…