• Saúde
  • 13 de outubro de 2022

Começa construção de centro que atende vítimas de violência sexual em Gravataí

Começa construção de centro que atende vítimas de violência sexual em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Douglas Rosa/PMG

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na manhã desta quinta-feira, 13, a ordem de início para a construção da nova sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS). A obra, que tem previsão de entrega de cinco meses, será executada com recurso financiado pelo município e construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na parada 74.

Continua Depois da Publicidade

“Trata-se de um local estrategicamente pensado para isso, assim como a sede do Corpo de Bombeiros e a nova base da Central de Ambulâncias e do Samu. Essa obra é de fundamental importância para a cidade e para a garantia de direitos, especialmente, das crianças e dos  adolescentes, que aparecem em primeiro lugar nas estatísticas de violência ”, disse o prefeito. Durante sua fala, Zaffa ressaltou que o município está com um plano de obras “fantástico” na saúde, haja vista a construção de dez novas unidades de saúde e demais estruturas especializadas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, era sabido da necessidade de haver uma readequação do CRVVS. “O governo reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos o CRVVS, para que esse serviço funcione, da melhor maneira possível, em um local adequado. Da parte da SMS, entendemos que o nosso papel na rede é qualificar os serviços”, apontou.

Continua Depois da Publicidade

O secretário lembrou que Gravataí, recentemente, foi destaque no ranking do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que serve como parâmetro para o financiamento das ações na área da Atenção Básica, a partir de sete indicadores estabelecidos.

Entre as dez maiores cidades do Rio Grande do Sul, o município obteve o melhor Índice Sintético Final (ISF). “Gravataí caminha para ter a melhor rede de saúde do Estado. Queremos e trabalhamos muito para que isso aconteça”, disse.

Continua Depois da Publicidade

“Melhorar a estrutura do CRVVS era uma reivindicação antiga dos conselheiros tutelares. Essa obra vai justamente ao encontro disso, onde vamos promover uma qualificação aos servidores e às pessoas que precisam. Percebemos um aumento no número de casos de violência sexual. Então, existe o problema e temos que combatê-lo”, salientou o vice-prefeito Dr. Levi Melo.

O psicólogo e coordenador do CRVVS, Luiz da Silva Duarte, agradeceu os esforços realizados pela prefeitura em prol das vítimas de violência sexual. “Em breve, vamos ter um serviço mais qualificado e assistencial para as vítimas. Estamos felizes por todos os setores envolvidos nesse projeto.”

Continua Depois da Publicidade

Estrutura única

Atualmente, a equipe que presta os atendimentos de psicologia e de assistência social às vítimas de violência sexual encontra-se no prédio do antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 Horas, às margens da ERS-118. Segundo a portaria que regulamenta o serviço, o CRVVS deve estar estabelecido dentro de um local com atendimento ininterrupto, ou seja, 24 horas por dia e sete dias por semana.

Continua Depois da Publicidade

A equipe do serviço às vítimas de violência sexual é composta por diversos profissionais, sendo um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um farmacêutico. Além disso, dois psicólogos, um assistente social e um assistente administrativo compõem a equipe do CRVVS.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com mantimentos e ajuda humanitária

Com destino a Gravataí, 80 estudantes paraguaios chegam com…

  Na tarde deste domingo (12), um grupo de cerca de 80 estudantes universitários, médicos e colaboradores da Universidade Central de…
Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS em decorrência das enchentes

Defesa Civil divulga lista de pessoas desaparecidas no RS…

  A Defesa Civil do RS divulgou na manhã desta segunda-feira (13) uma lista atualizada do número de pessoas desaparecidas no…
Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em Gravataí

Prefeitura suspende aulas da rede pública nesta semana em…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que  continuam suspensas as aulas de 13 a…