Comando vai apurar denúncia de guardas municipais acusados de agredir adolescente em Gravataí

Comando vai apurar denúncia de guardas municipais acusados de agredir adolescente em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Adolescente fez um desabafo nas redes sociais e publicou as fotos de seu rosto. Foto: Reprodução

O comando da Guarda Municipal de Gravataí já recebeu a denúncia e deverá instaurar uma sindicância para apurar a conduta de quatro guardas municipais acusados de agredir um adolescente de 17 anos durante uma abordagem na tarde desta segunda-feira (26), na Morada do Vale II, em Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

A vítima informou em um boletim de ocorrência registrado por sua responsável que foi para frente de sua casa durante uma abordagem da Guarda Municipal a um vizinho. Neste momento ele teria se negado a retornar para dentro do imóvel por ordem do agente. Foi então que relatou ter sido agredido, com socos e chutes no rosto e na barriga. Além disso, o jovem informou ter sido coagido pelos agentes a não registrar as agressões, como consta no documento abaixo, na íntegra.

Ocorrência relata em detalhes a alegação do jovem. Foto: Divulgação

Não bastasse a confusão, a mãe do adolescente também registrou uma ocorrência. No boletim ela afirma que além da agressão ao filho, no momento da abordagem, um dos agentes puxou o fio de extensão que mantinha ligado o lava-jato no qual seu sobrinho inicialmente abordado, lavava a moto de um familiar, queimando a cortina, o tapete e a escada da casa, devido a um curto-circuito ocasionado pelo ‘puxão’.

Continua Depois da Publicidade

Os pais do adolescente, além dos registros, denunciaram a ação na Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Assuntos para a Segurança Pública, responsável pela gestão da Guarda Municipal. Na tarde desta terça-feira (27), o menor recebeu atendimento no Conselho Tutelar, que abrirá um protocolo.

Servidores passarão por sindicância

O comandante da Guarda Municipal de Gravataí, Oficial Rogério de Souza Luiz, lamentou o episódio e informou que os procedimentos internos de apuração já estão sendo tomados. “Já estamos tomando as providências, na apuração e no encaminhamento dos fatos. A Guarda Municipal tem uma lei específica que trata das transgressões disciplinares. Contamos também com uma corregedoria. Os fatos serão apurados, e se comprovados, os envolvidos serão responsabilizados conforme previsão legal”, disse Souza.

Continua Depois da Publicidade

O Giro de Gravataí, em conformidade com as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não reproduziu o nome do adolescente. A Guarda Municipal não revelou o nome dos servidores envolvidos, por isso, a reportagem não conseguiu ouvir os denunciados. Além disso, o comando quer entender o motivo pelo qual quatro agentes estariam em patrulhamento em uma única viatura, descumprindo a ordem de serviço que designa dois servidores por carro.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em Gravataí

Moradores de Canoas atingidos pela inundação são abrigados em…

  Um grupo de aproximadamente 200 pessoas que ficaram desabrigadas por conta das cheias que atingem Canoas está sendo acolhida, na…
Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou em bairros banhados deve ficar em alerta

Rio Gravataí chega a 6,03m; quem mora perto ou…

  Neste sábado (4/5), o Rio Gravataí chegou aos 6,03m e, com a elevação gradual do curso de água, a orientação…
Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se voluntariaram para ajudar atingidos pelas enchentes no RS

Mais de 160 profissionais da saúde de Gravataí se…

  A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) recebeu, até o início da tarde deste sábado (4/5), o…