Com royalties do petróleo, Zaffalon anuncia subsídio para reduzir passagem de ônibus em Gravataí

Com royalties do petróleo, Zaffalon anuncia subsídio para reduzir passagem de ônibus em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

No início da noite de hoje (17), o prefeito Luiz Zaffalon fez a entrega simbólica ao presidente da Câmara,  Alan Vieira, um projeto de lei que prevê, entre outras ações, a redução da tarifa do transporte público na cidade. O ato aconteceu em transmissão pela página da Prefeitura no Facebook, em que também foi feito o anúncio da vitória na justiça, da Prefeitura de Gravataí, que aumenta o valor do recurso dos royalties do petróleo, repassados ao município, desde o último mês, que viabilizará as ações de mobilidade urbana.

Continua Depois da Publicidade

“Esta estratégia de governo teve a aprovação de todos os vereadores da nossa base. Reduzir o preço da passagem é um ganho direto dos mais necessitados da nossa sociedade, dos pobres, dos trabalhadores. São estes que, de fato, custeiam o sistema de ônibus de qualquer cidade do Brasil”, afirmou o prefeito.

Zaffalon ainda destacou que “toda esta receita que começamos a receber neste mês será dedicada a um programa de mobilidade urbana, que prevê vários investimentos, entre os quais, aquele que permitirá a redução da passagem para um patamar que se situe entre os menores valores de passagens da região metropolitana”.

Continua Depois da Publicidade

O projeto de lei que deve ser protocolado na Câmara de Vereadores nos próximos dias, institui a ação de apoio à infraestrutura e mobilidade urbana, através do qual o município irá propor diversas melhorias, como pavimentação e duplicação de vias, investimentos em ciclovias e em passeios em condições de acessibilidade (as chamadas Rotas Acessíveis). No que tange ao transporte coletivo, são propostas de melhorias, além da redução da passagem para o usuário, investimentos em paradas de ônibus e revitalização do mobiliário urbano.

Também participaram da live os secretários municipais de Mobilidade Urbana e da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Adão de Castro e Davi Severgnini, respectivamente.

Continua Depois da Publicidade

O secretário Davi enfatiza que a redução da tarifa será completamente custeada com recurso dos royalties do petróleo, cujos valores foram aumentados desde o último mês de outubro, a partir de vitória na justiça de ação proposta pelo município de Gravataí. “Significa dizer que, sem mexer em um centavo dos recursos do orçamento existente, o governo conseguirá levar as tarifas ao preço mais baixo, atendendo ao público mais pobre e apoiando a classe empregadora e geradora de empregos, na medida em que estas respondem por cerca de 60% das aquisições de tarifas, atualmente”, esclarece.

A redução da tarifa, conforme o secretário Adão, como incentivo para novos investimentos chegarem na cidade, já que o empregador terá redução de custos da sua folha de pagamento, com esta medida tomada pelo governo, com o apoio de toda a sua base de vereadores.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…
Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…