Com redução nos índices, Gravataí completa um mês sem registrar homicídios

Com redução nos índices, Gravataí completa um mês sem registrar homicídios
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

A redução gradual no número de homicídios nos últimos anos em Gravataí é notória. Conforme um levantamento feito pela reportagem do Giro, o município tem o menor índice de crimes contra a vida desde 2011, no período dos meses entre janeiro e maio. Entretanto, hoje, dia 23 de junho, Gravataí completou um mês sem registrar homicídios consumados. Uma nova realidade para a cidade que já experimentou a guerra sangrenta que matou inocentes, enlutou centenas de famílias, em execuções cada vez mais brutais.

Continua Depois da Publicidade

O último crime contra a vida foi registrado na noite do último dia 23 de maio, quando Claiton Dias Dornelles, de 30 anos, foi executado a tiros dentro do próprio veículo, no loteamento Guadalajara, na altura da parada 103, em Gravataí. A vítima foi alvo de diversos disparos de pistola calibre 380. Conforme a investigação da polícia, o crime pode ter relação com o tráfico de drogas.

Delegacia de Homicídios na preventiva 

Responsável pelas investigações dos crimes contra a vida, o delegado Eduardo do Amaral, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP) de Gravataí destaca os motivos que colocam Gravataí em novos tempos. Mesmo sem terminar com a criminalidade, o município vem na contramão, investindo na troca de informações com a Brigada Militar (BM) e ações preventivas em bairros conflagrados pelo tráfico de drogas.

Continua Depois da Publicidade

“Realizamos hoje um trabalho preventivo em áreas que são consideradas território de organizações criminosas. Muitos são presos por tráfico de drogas, em áreas que foram ou até mesmo serão locais de confronto entre os grupos pelos pontos de comercialização de drogas na cidade”, explicou Amaral, que em entrevistas anteriores também destacava que o tráfico é o gatilho para os crimes contra a vida.

Além disso, segundo o delegado, prisões de criminosos importantes na hierarquia de grupos criminosos também possibilitou a redução dos índices de criminalidade. “Alguns membros de facção, especialmente mandantes e matadores foram presos nos últimos meses, contribuindo também para a redução das mortes”, destacou.

Continua Depois da Publicidade

A descapitalização

Um outro fator importante para a queda no número de crimes envolvendo a traficância foi a descapitalização de facções criminosas em Gravataí. Nos últimos meses, a Brigada Militar (BM), sob o comando do major Luis Felipe Neves, realizou, não só importantes prisões, mas também apreensões de drogas e dinheiro, que são investidos pelos grupos criminosos em armas e mais drogas, criando uma rentável rede.

Além de aumentar a quantidade de compra e venda de entorpecentes, as facções também investiram nos últimos anos em armamentos, que mais tarde seriam utilizados para a tomada de pontos de tráfico de drogas ocupados por rivais. O monitoramento do setor de inteligência da BM também permitiu que o efetivo fosse certeiro nas operações em pontos chamados de ‘bocas de fumo’, ocasionando corriqueiros ‘tombos’, deixando os grupos criminosos sem poder aquisitivo, diminuindo a quantidade de drogas disponíveis para a venda.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam em greve após desacordo; entenda

Funcionários de indústria de Gravataí fazem protesto e falam…

  Funcionários da TKD, uma das principais indústrias de Gravataí, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (23) na cidade. Os…
Mais de 8 mil gravataienses passaram pelo Rua Aberta neste domingo

Mais de 8 mil gravataienses passaram pelo Rua Aberta…

  O Parcão da 79 recebeu milhares de pessoas neste domingo (21) ensolarado, que compareceram para aproveitar a 11ª edição do…
Como uma sala em Gravataí ajuda empreendedores a evitar golpes; confira os mais comuns

Como uma sala em Gravataí ajuda empreendedores a evitar…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Sala do Empreendedor, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está…