Com Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha na lista, alta infestação de mosquitos da dengue é registrada no RS 

Com Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha na lista, alta infestação de mosquitos da dengue é registrada no RS 
Continua Depois da Publicidade
Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue. Foto: AB/Divulgação

Um informativo epidemiológico de arboviroses, divulgado nesta ultima quinta-feira (22) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saude, (CEVS), atestou para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, em 409 municípios do RS, o que corresponde a infestação de oito em cada dez cidades.

Continua Depois da Publicidade

Gravataí e Cachoeirinha e Glorinha aparecem no levantamento das cidades com registros de casos. Ainda conforme o boletim, o numero de infestação, em 409 cidades, é o mais alto da série histórica, iniciada em 2000, pelo programa nacional de controle. No entanto, a região metropolitana está entre as áreas com os menores índices.

O maior é registrado em Erechim, que computa 1.577 casos dos 1963 registrados em todo o Estado, conforme registros do início do ano até o dia 17 de abril. Além disso, duas pessoas morreram por causa da doença em 2021, uma em Erechim e outra em Santa Cruz do Sul.

Continua Depois da Publicidade

Cidades com registros

  • 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS): Alvorada, Araricá, Barão, Butiá, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Brochier, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Maratá, Minas do Leão, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Porto Alegre, Rolante, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tabai, Taquara, Três Coroas, Tupandi, Triunfo e Viamão.

A transmissão 

O mosquito transmissor do vírus da dengue se reproduz em ambiente de água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. Por isso, é fundamental tampar objetos reservatórios, como caixas d’água, potes, tonéis, pneus, vasos, ralos, entre outros.

Sintomas

Os primeiros sintomas da dengue geralmente são pouco específicos e incluem febre alta e mal estar geral, que surgem cerca de 3 dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Dessa forma, além dos sinais que surgem, é muito importante ficar atento para a evolução dos sintomas da dengue e assim ajudar o médico a distinguir de outras doenças como gripe, resfriado, malária ou meningite, por exemplo, iniciando o tratamento adequado rapidamente.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o município de Alvorada

Gravataí destina caminhão com doações de roupas para o…

  Uma parceria entre Prefeitura de Gravataí e o CTG Aldeia dos Anjos possibilitou a destinação de roupas para o município…
Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor Humanitário; veja as rotas disponíveis

Sogil retoma hoje linhas até Porto Alegre pelo Corredor…

  Lideranças do setor de transporte da capital e região metropolitana de Porto Alegre se reuniram nesta quarta-feira (15) para encontrar…
Cachoeirinha inicia força-tarefa para emissão das certidões dos desabrigados

Cachoeirinha inicia força-tarefa para emissão das certidões dos desabrigados

  Em uma união de esforços do Poder Judiciário com o Registro Civil, com o apoio da OAB Cachoeirinha e da…