• Geral
  • 15 de janeiro de 2021

Por falta de chuva, Fepam determina que indústrias reduzam o lançamento de efluentes no Rio Gravataí

Por falta de chuva, Fepam determina que indústrias reduzam o lançamento de efluentes no Rio Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Francisco Marodin/Divulgação

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) determinou que todas as indústrias que realizam lançamento de efluentes líquidos em recursos hídricos nas bacias do Sinos e Gravataí, direto ou via rede pública, reduzam em 30% da sua vazão de lançamento sempre que os respectivos rios – Sinos e Gravataí – estiverem abaixo de sua condição de vazão de referência.

Continua Depois da Publicidade

O motivo é a escassez de chuva e ao regime hidrológico de atenção. A medida atende ao artigo 14 da Resolução Conama 430 e vale a partir desta quinta-feira (14/01). A Fepam já notificou por ofício cerca de 100 empresas que devem atender a essa determinação.

Para o Rio do Sinos, a vazão de referência é 15,9 m³/s, medida na estação de Campo Bom. Para o Gravataí, a vazão de referência é 3,74 m³/s, medida na estação Passo das Canoas – Auxiliar.

Continua Depois da Publicidade

A ação faz parte de um plano de contingência adotado ainda no verão passado para o enfrentamento da estiagem, capitaneado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O acompanhamento é realizado de forma conjunta entre a Sema, a Fepam e a Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan).

Outra medida em andamento é a Portaria Sema nº 38, de março de 2020, que determina a suspensão das captações diretas de água no Rio Gravataí para a finalidade distinta ao abastecimento da população. Segundo o documento, que pode ser conferido aqui, as captações para irrigação ficam suspensas quando o nível do rio estiver em condição de alerta, conforme monitoramento automático da Sema na estação Alvorada-Corsan (nível abaixo de 1,60 m) ou medição na régua de captação Gravataí-Corsan (nível abaixo de 0,80 m).

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Caixa anuncia vagas de estágio para os três níveis de ensino no país

Caixa anuncia vagas de estágio para os três níveis…

  A Caixa Econômica Federal, em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, lançou processo de seleção para estagiários…
De calamidade à situação de emergência; o que muda para Gravataí e Cachoeirinha com a reclassificação?

De calamidade à situação de emergência; o que muda…

  O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública desde 1º de maio em razão dos eventos climáticos…
Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia consecutivo

Nível do Rio Gravataí registra baixa pelo sexto dia…

  O nível do Rio Gravataí segue baixando de forma gradativa desde o último dia 14. Na região do Caça e…