• Geral
  • 26 de outubro de 2023

CineSolarzinho reúne centenas de pessoas em Gravataí

CineSolarzinho reúne centenas de pessoas em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

As sessões do CineSolarzinho lotaram a quadra da Escola Municipal Osório Ramos Corrêa, na noite desta quarta-feira (25). Com patrocínio da Sicredi União Metropolitana RS, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil trouxe, às cerca de 200 pessoas presentes, curtas-metragens com temáticas voltadas para os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade.

Continua Depois da Publicidade

Além do cinema, a noite também contou com a distribuição de pipocas e uma visita da platéia ao furgão que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Presente, a gerente da Agência Sicredi Gravataí Centro, Roberta Cornely, fala sobre o sentimento da cooperativa em proporcionar momentos como este para a comunidade. “Nós buscamos estar presentes em todos os segmentos. Os pequenos são o futuro do nosso ecossistema e nós, como instituição, temos orgulho de fazer parte de movimentos como este”, afirma.

A iniciativa fez parte do Circuito Sicredi, que ocorre em 37 cidades dos estados do país. Foto: Thaina Tibana/Divulgação

Acompanhado dos pais, o pequeno Elias não desgrudou os olhos da enorme tela que estava há poucos metros de distância. A mãe, Priscila Gonçalves, destaca que iniciativas como esta são essenciais para essa geração. “Moramos nessa comunidade e soubemos do cinema por meio das redes sociais. Somos uma família que está sempre em busca de inserir cultura na vida do nosso filho e essa foi uma grande oportunidade. Ele está vidrado desde a hora que chegou. Nós amamos os filmes”, disse Priscila.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Thaina Tibana/Divulgação

Juntas, a diretora Zuleica Batista e a vice Magda Silva falaram sobre a alegria de receber o CineSolarzinho na escola. “Fomos escolhidos pela Secretaria da Educação e prontamente aceitamos. Tudo o que vier para o desenvolvimento dos nossos alunos, seremos parceiros”, comentou Zuleica. “Nos próximos dias, estaremos trabalhando com os nossos alunos as temáticas trazidas pelos curtas”, completou Magda.

Parceiros do projeto que roda pelo Brasil a fora, a iniciativa faz parte do Circuito Sicredi que ocorre de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, estão sendo promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes. Oficina essa que os alunos do quinto ano da EMEF Osório Ramos Corrêa puderam participar no dia 16/10, de forma virtual. “Nós produzimos cenários sobre o meio ambiente, aprendemos a usar o aplicativo, foi muito legal e divertido participar da oficina”, disse o aluno Ruan Amaral.

Continua Depois da Publicidade

Sobre o CineSolarzinho

O CineSolarzinho – versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

Continua Depois da Publicidade
Cerca de 200 pessoas assistiram aos curtas-metragens do CineSolarzinho, em Gravataí. Foto: Thaina Tibana/Divulgação

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Continua Depois da Publicidade

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolarzinho também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste Circuito, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2023 completa 22 anos. A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria da Educação, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Cartões oferecidos pelo Sicredi e VR apresentam benefícios a empresários e colaboradores

Cartões oferecidos pelo Sicredi e VR apresentam benefícios a…

  Em busca de soluções financeiras inovadoras que apresentem benefícios aos associados e a comunidade, o Sicredi firma parcerias com outras…
Cinema itinerante movido a energia solar chega a Gravataí nesta quarta-feira

Cinema itinerante movido a energia solar chega a Gravataí…

Nesta quarta-feira (25), o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, o CineSolarzinho, chega a Gravataí. Promovido pela Brazucah…
Sicredi União Metropolitana RS investe mais de R$ 2 milhões em nova agência de Cachoeirinha

Sicredi União Metropolitana RS investe mais de R$ 2…

  A mais nova agência da Sicredi União Metropolitana RS fica no bairro Vila Bom Princípio, em Cachoeirinha, e completa um…