Casal preso em Caxias pela venda e aplicação de vacinas falsas também atuava em Gravataí, aponta investigação

Casal preso em Caxias pela venda e aplicação de vacinas falsas também atuava em Gravataí, aponta investigação
Continua Depois da Publicidade
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Um casal preso em Caxias do Sul na última semana seria o responsável pela aplicação de mais de mil doses de vacinas adulteradas em Gravataí, Porto Alegre e demais cidades da região. As informações são da Polícia Civil da cidade. De acordo com a investigação, a empresa do casal adquiriu 300 doses de vacina contra a gripe de um distribuidor autorizado, mas fez o produto render até três vezes mais.

Continua Depois da Publicidade

Um laudo de análise do material apreendido aponta que o líquido presente nas ampolas tinha uma composição química semelhante a do soro fisiológico. O homem de 46 anos e a mulher de 36 anos, que não tiveram as identidades divulgadas, devem ser indiciados por crimes contra a saúde pública, falsidade ideológica e uso de documento falso. A pena prevista é de 10 a 15 anos de reclusão. O casal não possui antecedentes criminais.

As falsas imunizações ocorreram em duas clínicas médicas, em diversas salas locadas pelo casal e em muitas empresas que contrataram o serviço. Ainda conforme a Polícia Civil, após a aplicação da dose da vacina para a gripe, o casal reaproveitava a ampola com o soro fisiológico.

Continua Depois da Publicidade

Os dois já havia sido autuado em três oportunidades pela Vigilância Sanitária e tiveram seu estabelecimento interditado no dia 16 de julho, quando foram apreendidas as amostras analisadas. Ainda assim, os investigados seguiram com a prática ilegal. A mulher dizia ser técnica em enfermagem, contudo, não possuía habilitação junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Ela apresentava um diploma falso, que também foi apreendido pelos policiais.

A Secretaria de Saúde de Caxias do Sul afirmou que em breve, após o término das investigações, irá divulgar os nomes das clínicas que o casal aplicou as vacinas adulteradas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em acidente na BR-290

Identificados mãe e filho moradores de Gravataí que morreram…

  Foi confirmada na tarde desta sexta-feira (19) a identidade de mãe e filho moradores de Gravataí que morreram em um…
Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo tinha placas de Gravataí

Mãe e filho morrem em acidente na BR-290; veículo…

  Foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (19) que as duas vítimas de um acidente na tarde desta última quinta-feira (18),…
Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo em Gravataí

Prefeitura inicia força-tarefa contra o descarte irregular de lixo…

  A Prefeitura de Gravataí iniciou, no início da semana, ações de limpeza nas extensões da Avenida Marechal Rondon e Rua…