Casal de Cachoeirinha customiza imagens religiosas e conquista clientes pelo mundo

Casal de Cachoeirinha customiza imagens religiosas e conquista clientes pelo mundo
Continua Depois da Publicidade

 

Casados há cinco anos, o administrador Peterson Dias e o publicitário Cássio Selois Esteves se depararam no início da pandemia, em 2020, com a oportunidade de empreender em uma área que aliaria três coisas muito especiais em suas vidas: pintura, costura e religião. Moradores de Cachoeirinha e praticantes de religião de matriz africana, eles customizaram uma imagem de orixá de gesso, em janeiro daquele ano, e postaram em rede social a mensagem “aceitamos encomendas”. Naquele momento, foi uma brincadeira, mas surgiram pedidos. Começava ali um novo negócio.

Continua Depois da Publicidade

Para a produção da obra, Peterson utilizou a habilidade para pintura e Cássio para a costura. Frente à receptividade com o trabalho e as peças produzidas logo em seguida, perceberam que este nicho poderia complementar à renda. Assim nasceu a Orixart Imagens em Gesso e Presentes, que desde então vem conquistando clientes em vários estados brasileiros e no exterior.

Peterson de Oxalá, como é conhecido, não fez curso de pintura, mas sempre gostou de “misturar as cores” em desenhos realistas. “Quis inovar trocando o papel por uma imagem em gesso, trazendo luminosidade e profundidade e movimento para cada obra”, comenta o artesão, que utiliza a técnica degradê, luz e sombra e também realiza pinturas em quadros.

Continua Depois da Publicidade

Cássio de Xangô aprendeu a costurar com o pai, José Antônio Esteves, (Babalorixá Toninho de Aganju). Conta que, quando pequeno, sentava ao lado do pai, que trabalhava com costura na época, e, assim, aprendeu o ofício, ao qual os avós paternos também se dedicaram.

Segundo Peterson, o conhecimento de ambos das características dos orixás e outras entidades é um fator que facilita o trabalho tanto para as definições quanto à pintura como para a confecção das roupas e acessórios. Apesar do carro-chefe da empresa ser a personalização de obras para religiões de matriz africana, o casal também comercializa imagens católicas, decorativas sobre temas diversos e esotéricas, além de opções para presentes.

Continua Depois da Publicidade

Atualmente, eles customizam, em média, 50 imagens religiosas por mês. Nesses quatro anos de atuação, peças da Orixart foram enviadas também para os Estados Unidos, Portugal, Argentina, Uruguai e Guiné Bissau. Há um ano, os empreendedores abriram a loja física, na Rua Bororó, 189, no bairro Princesa Isabel. Este ano, os artesãos pretendem ministrar cursos de pintura e customização de imagens para pessoas interessadas em empreender nesse segmento. No @orixart_pinturas_em_gesso, no Instagram, é possível conferir algumas obras e contatar a loja.

Fotos: Divulgação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas