Casa Lilás de Gravataí teve mais de mil mulheres vítimas de violência atendidas no primeiro semestre

Casa Lilás de Gravataí teve mais de mil mulheres vítimas de violência atendidas no primeiro semestre
Continua Depois da Publicidade
Nova Casa Lilás fica perto da 1ª DP de Gravataí. Foto: Caroline Barcelos/ PMG

Nos primeiros seis meses do ano, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Casa Lilás, que é o Centro de Referência da Mulher, recebeu mais de 100 mulheres vítimas de violência e realizou entre consultas psicológicas, jurídicas e de assistência social mais de mil atendimentos.

Continua Depois da Publicidade

Por conta da pandemia, o espaço também tem sido utilizado para audiências on-line todas as segundas-feiras. “Com o Fórum fechado, as mulheres precisam de um local seguro para participar das audiências e nós temos este espaço aberto para as que precisam”, destacou a coordenadora Analu Sônego.

Com a ampliação dos serviços às mulheres para atendimentos jurídicos e para a realização de audiências, a Casa Lilás ultrapassou a marca dos mil atendimentos no primeiro semestre de 2021, reflexo, também, do aumento dos índices de violência contra a mulher durante a pandemia.

Continua Depois da Publicidade

Em 14 anos de atuação, a Casa Lilás, da Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM), já atendeu 5.375 mulheres em situação de violência, o que torna Gravataí uma referência na Região Metropolitana no atendimento as mulheres vítimas de ameaça. O secretário da SGCOM, Airton Leal, destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido e lembrou que, “além de todo o trabalho que a prefeitura presta na pós-violência, também, atua no Centro de Referência da Mulher por meio de campanhas que visam a minimizar os índices de ocorrências”.

A coordenadora Analu Sônego também reforçou a importância de as mulheres denunciarem qualquer tipo de violência e não se calarem. “A denúncia é a única forma de o poder público poder ajudar uma mulher vítima de violência. Por isso, é muito importante que as mulheres não se calem e que denunciem e procurem ajuda”, reiterou Analu.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…
Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…