• Geral
  • 8 de março de 2024

Casa das Startups sediará evento sobre Economia Criativa em Gravataí

Casa das Startups sediará evento sobre Economia Criativa em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Com objetivo de trazer propostas de crescimento para a região, no dia 1º de abril haverá o “Economia Criativa – Potenciais Criativos de Gravataí”. Promovido pela Prefeitura em parceria com o Inova RS e o RS Criativo, o evento acontecerá na Casa das Startups, localizada na Rua Ciudadela, 4, no bairro Morada Gaúcha.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a Prefeitura, durante o evento será apresentado o mapeamento do potencial criativo da cidade e haverá o lançamento do manual de metodologia, em conjunto com as Secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e da Cultura (Sedac).

“Na qualidade de secretária de Inovação, reconheço a relevância da regulamentação da Economia Criativa, uma vez que abrange diversas atividades, como jogos eletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as quais alcançam seu potencial máximo quando o mercado reconhece o valor agregado das diversas atividades econômicas”, afirma a titular da Smict, Selma Fraga.

Continua Depois da Publicidade

Desde 2021, Gravataí tem sido parte integrante do Inova RS e RS Criativo, por meio da Smict. Nesse contexto, a pasta, com o respaldo de Julio Ferst, desempenhou um papel fundamental na elaboração do texto original da Lei 4.409/21, a qual estabelece a Política Municipal de Incentivo à Economia Criativa no município.

O que é economia criativa?

Continua Depois da Publicidade

A economia criativa utiliza os valores intangíveis das empresas e indivíduos, como criatividade e conhecimento, e transforma em produtos e serviços com valores tangíveis, como econômicos, culturais e sociais. Portanto, não apenas impulsiona o crescimento econômico, mas também enriquece a vida das pessoas e fortalece a identidade cultural de uma sociedade.

Conforme estudo do Grupo de Trabalho da Economia Criativa RS, baseado em referenciais teóricos, as áreas que compõem os setores da indústria criativa são: tecnologia; criações funcionais; cultura (patrimônio e culturas tradicionais, artes visuais e performáticas) e mídia.

Continua Depois da Publicidade

O estudo completo está sendo conduzido pelos servidores da Smict Paula Tarrasconi Schmitz, mestra em Indústria Criativa, engenheira de alimentos e coordenadora de programas de inovação; e Robson Andrei, analista de dados, coordenador do Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (Lidag) e secretário substituto da Smict; bem como por Rodrigo Silva, da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), com apoio dos demais participantes da reunião.

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Biblioteca de Gravataí celebra 58 anos com sarau literário e show de Glau Barros

Biblioteca de Gravataí celebra 58 anos com sarau literário…

. Na próxima quinta-feira, 25 de abril, a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato irá completar 58 anos, em Gravataí. Para celebrar…
Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário de Glorinha

Estação Fandangueira será uma das atrações do 36º Aniversário…

  No mês de maio, o município de Glorinha completa 36 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, através da Secretaria…
Formação e estratégias para alfabetização no TEA será pauta de evento em Cachoeirinha

Formação e estratégias para alfabetização no TEA será pauta…

  No dia 27 de abril, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha (Pais e Amor) irá promover…