• Geral
  • 30 de janeiro de 2020

Carros autônomos deverão estar no mercado até 2025, diz pesquisador

Carros autônomos deverão estar no mercado até 2025, diz pesquisador
Continua Depois da Publicidade
Kevin Vincent é diretor do Centro de Pesquisa de Automóveis Autônomos e Conectados, da Universidade de Coventry. Foto: Mariana Tokarnia/Agência Brasil

Carros capazes de ir de um ponto a outro sem motorista podem estar muito perto de virar realidade. Pesquisas já estão em andamento e a previsão é que os veículos estejam no mercado até 2025.

Continua Depois da Publicidade

No Reino Unido, Kevin Vincent é um dos nomes por trás das pesquisas que possibilitarão o funcionamento desses carros. Ele é o diretor do Centro de Pesquisa de Automóveis Autônomos e Conectados, da Universidade de Coventry.

A Universidade de Coventry, tradicionalmente, tem forte atuação na indústria. É parceira de companhias como Siemens, Toyota, Ford e até mesmo da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Na universidade, por exemplo, foi desenvolvida a bicicleta como conhecemos hoje. O projeto dos veículos é desenvolvido em parceria com a Horiba Mira, entre outras empresas.

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador falou sobre como a universidade articula a pesquisa em parceria com a indústria. “Nós temos espécies de grupos de trabalho que criam estratégias para uma visão de futuro [na universidade]. Uma visão total. A empresa tem também um setor que determina o que ela deve estar fazendo nos próximos 10, 20, 30 anos, que tecnologias vão desaparecer e quais serão importantes para os negócios. Se nós divergimos, ok, não levamos adiante. Se há convergência, criamos um projeto de pesquisa para esse tópico”, explicou.

Ele também projetou o prazo para que os carros autônomos estejam nas ruas. “Estamos trabalhando com a meta de termos os primeiros veículos disponíveis em 2025 e, os mais avançados, em 2030. Em 2025 esperamos ter um cenário em que o carro possa levar passageiros de um ponto a outro, em uma trajetória pré-determinada, sem interação com o motorista. Isso é tecnicamente possível inclusive agora, mas precisamos ter certeza de que a infraestrutura é adequada e que podemos repetir o trajeto várias vezes de forma segura. Para ir além de um ponto A a um ponto B, isso será após 2030”, analisou.

Continua Depois da Publicidade

 

*Com informações da Agência Brasil.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Foragido é preso durante Operação Balada Segura em Gravataí

Foragido é preso durante Operação Balada Segura em Gravataí

  Uma Operação Balada Segura na noite deste sábado (23) em Gravataí resultou na recaptura de um homem foragido do sistema…
Em obras do projeto do Novo Centro, Anápio Gomes começa a receber asfalto

Em obras do projeto do Novo Centro, Anápio Gomes…

  A Prefeitura de Gravataí segue com o projeto do Novo Centro. Por meio das secretarias de Obras Públicas (Smop) e…
Da ficção para a realidade, como uma empresa de Gravataí se tornou a pioneira em tecnologias de segurança

Da ficção para a realidade, como uma empresa de…

  Nesta terça e quarta-feira, 27 e 28 de fevereiro, a Alsec Soluções Tecnológicas apresentou soluções que antes só eram vistas…