Campeão gaúcho de sumô, gravataiense almeja agora o título nacional

Campeão gaúcho de sumô, gravataiense almeja agora o título nacional
Continua Depois da Publicidade

 

Modalidade esportiva tradicional no Japão, o sumô também despertou o interesse de gravataienses, caso de Gustavo Fraga da Rocha, que luta há mais de 30 anos. O atleta é o atual campeão gaúcho adulto na categoria peso médio (85 a 100 quilos) e inicia esta semana os treinamentos para a próxima meta: o título nacional. O Campeonato Brasileiro de Sumô será realizado no estado de São Paulo, em julho. Na ocasião, haverá a seletiva para o Mundial, em Tóquio.

Continua Depois da Publicidade

Gustavo, que tem 44 anos e trabalha como analista em uma transportadora, integra a equipe de Gravataí que treina na Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul (Enkyosul). O grupo conta ainda com os atletas Gustavo Rocha, Vinícius Galdino, Geraldo Marques e Deivi Luciano, além dos lutadores das categorias infantil e juvenil. A equipe adulta ficou com a terceira colocação na classificação geral do Campeonato Gaúcho 2023, promovido recentemente em Esteio.

O lutador gravataiense pratica essa modalidade desde 1992. Recorda que começou a treinar, a convite do amigo Deivi Luciano, na chácara da Família Takagi. No ano seguinte, já começou a competir. “Participei de todos os campeonatos estaduais e brasileiros até o ano de 2001. Retornei em 2015, quando fui convidado pelo técnico e atleta Yuzo Sato a integrar novamente a Equipe Gaúcha”, lembra.

Continua Depois da Publicidade

Nos últimos anos, Gustavo teve importantes conquistas no sumô. Venceu o Campeonato Sul Americano 2018 e a seletiva para o Mundial de 2019, que aconteceu em Osaka; ficou em segundo lugar no Brasileiro 2022 e no Torneio da Amizade; além do terceiro lugar no Sul Americano do ano passado e outros bons resultados ao lado da Equipe de Gravataí.

Equipe de Gravataí no recente Campeonato Gaúcho, em Esteio. Theo, filho de Gustavo, participou e também ganhou medalha.

Pai e filho atletas

Continua Depois da Publicidade

O filho de Gustavo, Theo Carbonera da Rocha, de 7 anos, herdou o gosto pelo esporte. O garoto pratica sumô desde os dois aninhos e atualmente também treina junto ao pai jiu-jítsu na Academia Alliance. E como dizem, “filho de peixe”… Theo tem se destacado nos torneios de sumô. O menino ficou em segundo lugar no Campeonato Gaúcho 2018, na categoria Fraldinha. Disputando a Mirim, conquistou a segunda e terceira posição no estadual de 2022 e deste ano, respectivamente.

A modalidade

Continua Depois da Publicidade

Em síntese, no sumô, o objetivo é derrubar o adversário ou tocar o solo com qualquer parte do corpo, ou ainda arremessá-lo para fora do círculo. “Esse esporte exige determinação e disciplina, pois é uma luta que pode levar à vitória ou derrota em segundos. Consiste em tirar do círculo ou derrubar com golpes o adversário no Dohio, que após o cumprimento inicial, só pode ser tocado com a sola dos pés enquanto acontece a luta”, frisa Gustavo.

Considera-se que a prática do sumô em nível profissional acontece apenas no Japão. “O sumô praticado no Brasil e no restante do mundo é considerado amador, no entanto, alguns brasileiros já fizeram parte do seleto grupo profissional”, aponta o campeão gaúcho. O atleta de Gravataí também destaca a mudança quanto ao espaço para as lutas. “Apesar da tradição das lutas ocorrerem no Dohio de terra e argila, coberto com areia e purificado com sal, as competições estão acontecendo, ao redor do mundo, sobre lonas tipo tatame. Inclusive o Campeonato Gaúcho 2023 já utilizou este formato por ter sido realizado em um ginásio”, frisa.

Continua Depois da Publicidade
Gustavo integrou a equipe que participou do Mundial de Sumô 2019, em Osaka, no Japão.

Fotos: Divulgação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Tem Gravataiense disputando mundial no Japão

Tem Gravataiense disputando mundial no Japão

Neste fim de semana, Gustavo Draga da Rocha luta pelo título de campeão mundial de Sumô, na cidade de Sakai, na…