- Especial
- 18 de outubro de 2023
Campanha da Sicredi União Metropolitana RS fomenta educação financeira e investimentos
Na Sicredi União Metropolitana RS, a educação financeira recebe atenção especial. A instituição desenvolve diversas ações com o objetivo de orientar crianças e adultos sobre o uso do dinheiro de forma sustentável. Com o público infantil, são realizadas oficinas nas escolas desde as séries iniciais. O pensamento é de que quanto mais cedo a criança compreender a importância da organização financeira, menor o risco de enfrentar, no futuro, dificuldades econômicas devido à falta de planejamento.
Com base nisso, a Sicredi lançou este mês uma promoção exclusiva nas agências de Porto Alegre e mais oito municípios onde atua na Região Metropolitana: Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Canoas, Esteio, Glorinha, Sapucaia do Sul e Viamão. A InvestZoo é uma campanha para associados Pessoa Física (PF) e Jurídica (PJ) que tenham a partir de cinco soluções financeiras contratadas. O associado que realizar um investimento, conforme o regulamento, poderá escolher um mascote. São quatro fantoches de pelúcia, ideais para atividades lúdicas com a garotada.
Cada animal de pelúcia recebeu o nome em alusão a uma solução financeira: o leão se chama DIN (A Fera do Dinheiro); girafa, RAFIX (Renda Fixa é com Ele); elefante recebeu o nome de SELI (Sempre atenta à taxa Selic); e o macaco é o POU (O poupador). Na promoção, o associado PF tem cinco opções de investimento: Capital Social, Poupança, Depósito a prazo, LCA e Previdência Privada. No caso de PJ, é possível investir em Capital Social ou Depósito a prazo.
A PF que investir R$ 1 mil em Capital Social, por exemplo, garante um mascote e ainda pode parcelar o valor em até 10 vezes de R$ 100,00. A PJ que optar pela mesma solução financeira, ganhará um mascote ao investir R$ 2 mil, também contando com a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes de R$ 200,00. Para conhecer as demais possibilidades de investimento e ficar por dentro das regras da InvestZoo, clique aqui.
A promoção da Sicredi União Metropolitana RS ocorre até 30 de setembro de 2024 ou enquanto durarem os estoques das pelúcias colecionáveis.
Confiança para investir
Quem esteve na agência Sicredi Morada do Vale após o lançamento da InvestZoo pôde perceber um toque especial na decoração. Os animais de pelúcia estão por todos os cantos, convidando os associados a conhecerem a promoção, que fomenta, simultaneamente, investimentos e a educação financeira. Se os olhinhos de qualquer criança brilham frente aos fantoches, é preciso admitir que muitos adultos também se encantaram com a campanha.
Cristine Tedesco, que administra uma agropecuária junto ao esposo, Áureo, é uma das associadas que já participou da InvestZoo. “Estava com um dinheiro parado, então decidi investir para que possa render”, frisa a comerciante. Ela explica que tem um perfil de investidor mais conservador, mas frente à segurança e consultoria financeira que recebeu da equipe da agência Morada do Vale, aliada ao fato dos colecionáveis remeterem as suas memórias afetivas, não teve dúvida. Relatou que a sua empresa tem 20 anos e, ao longo dessa jornada, as filhas do casal, Caroline e Bruna, tiveram bons exemplos sobre organização das finanças, economia e planejamento.
Caroline Tedesco se dedica à fotografia há 11 anos e coloca em prática, no seu estúdio, o que aprendeu sobre educação financeira acompanhando de perto a rotina dos pais e ouvindo os conselhos. Ela revela que este não foi um tema abordado em sua infância no ambiente escolar, por isso considera muito importante o trabalho desenvolvido pela instituição financeira com as crianças. Incentivada pela mãe, a fotógrafa também fez um investimento e voltou para a casa com a coleção de fantoches.
A filha caçula dos comerciantes, Bruna, é acadêmica de Odontologia e já demonstra, conforme as familiares, que conduzirá bem a vida financeira. Toda a família, portanto, tem consciência de que planejamento é fundamental para alcançar metas. Mas além da organização pessoal, contar com uma instituição que auxilie a encontrar a solução financeira certa faz muita diferença. Para Cristine, a agência Sicredi Morada do Vale tem cumprido este papel. Associada desde a abertura da unidade, há quatro anos, ela demonstra satisfação com o atendimento e confiança na equipe, fatores que a deixaram segura para investir.
Segundo a gerente da agência, Cristiane Noronha, o associado é sempre o fator mais importante para a Sicredi União Metropolitana RS. Conhecê-lo, analisar o seu perfil para ajudá-lo com o que precisa, “sem empurrar” soluções financeiras é prioridade. “Nosso intuito é ser uma instituição financeira diferente das convencionais. Por sermos uma cooperativa, nosso propósito é conhecer e manter um relacionamento de proximidade com o associado”, comenta.
Cristiane destaca que quanto mais investimentos são realizados, mais forte ficam a agência e a comunidade na qual está inserida, pois parte do lucro volta para os associados e também é destinada a projetos, através do Fundo de Desenvolvimento Social. Anualmente, 3% dos resultados dos associados são repassados a ações sociais. Na última seleção, cinco iniciativas das Moradas do Vale foram contempladas.
Atualmente, a Sicredi União Metropolitana RS possui 95 mil associados. São 26 agências físicas em funcionamento e uma agência móvel, que circula para atender os associados em diferentes locais da capital e Região Metropolitana. Além disso, até o final do ano mais uma unidade está para ser inaugurada no bairro Mathias Velho, em Canoas.
Espaço se tornará referência em educação financeira
No dia 7 de novembro, em Porto Alegre, o Sicredi inaugura o primeiro espaço no Brasil dedicado a educação financeira de forma gratuita. O Espaço Turma da Mônica, localizado no Centro Administrativo Sicredi (CAS) – Avenida Assis Brasil, 3940, zona norte da capital –, é inspirado na coleção de gibis e vídeos da Turma da Mônica lançada pela Fundação Sicredi em parceria com a Mauricio de Sousa Produções.
Cinco ambientes das historinhas serão recriados para proporcionar às crianças uma experiência lúdica sobre educação financeira. As publicações, além dos quadrinhos, trazem passatempos e são distribuídas gratuitamente pela Fundação Sicredi. O local será aberto à visitação mediante agendamento.