Caixa investiga cerca de 40 casos de venda de casas no Loteamento Breno Garcia, em Gravataí

Caixa investiga cerca de 40 casos de venda de casas no Loteamento Breno Garcia, em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

Não precisa ficar muito tempo na recepção da Secretaria de Habitação de Gravataí para presenciar a cena: alguém – na maioria das vezes, uma mulher, chefe de família- buscando auxílio para adquirir uma residência. A repetição incansável da situação ao longo do dia é sintoma do déficit habitacional que o município enfrenta.

Continua Depois da Publicidade
Loteamento conta com 2025 residencias, sendo o maior empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida do Sul do Brasil. Foto: Prefeitura Municipal de Gravataí

Uma das principais ações desenvolvidas para oferecer moradia digna à população de Gravataí é o loteamento Breno Garcia, maior conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida do Sul do Brasil, com a construção de 2.025 casas, na região da parada 103. Destas residências, 1.013 foram destinadas à famílias que viviam em áreas de risco e as outras 1.012 para pessoas que se inscreveram nos editais abertos.

Como o programa facilita a compra de uma residência, com um propósito social, ele também estipula regras. Quem é contemplado não pode vender, alugar ou repassar o imóvel antes de 10 anos. Mas, enquanto existe uma fila de espera de famílias sonhando com uma casa própria, existem aqueles que tentam burlar as regras.

Continua Depois da Publicidade

Uma pesquisa em anúncios nas redes sociais facilmente pode encontrar unidades do loteamento sendo oferecidas, o que é irregular. De acordo com a secretária de Habitação e Projetos Especiais de Gravataí, Luciane Ferreira, a Caixa Econômica Federal investiga pelo menos 40 casos em que a pessoa contemplada teria repassado o imóvel.

Prejuízo para os dois

Quando a irregularidade é confirmada, o contrato é cancelado e o culpado por vender o imóvel fica impossibilitado de participar de programas de habitação da Caixa, enquanto o comprador também acabe perdendo o que foi investido. “Tem situações em que a pessoa vende um carro, faz um empréstimo e acaba perdendo o valor”, relata Luciane.

Continua Depois da Publicidade

Ela também lembra que como o negócio ilegal não pode ser finalizado, o novo dono nunca terá o imóvel em seu nome, sendo assim, o antigo proprietário, responsável pela venda irregular, ainda pode negar que tenha recebido qualquer quantia e acusar o novo morador de ter invadido a casa, por exemplo.

Quando isso acontece, o imóvel volta para o programa e é repassado para o próximo da fila de espera. “A Caixa tem um controle muito rigoroso, assim como nós da Secretaria, eles também tem a lista com a ordem das famílias que estão aguardando”, conta a secretária.

Continua Depois da Publicidade

Luciane ressalta ainda que embora o número de casos investigados seja alto, não desvaloriza em nada o programa, já que em um empreendimento com mais de 2 mil casas, 40 casos não correspondem a 2% do total. A secretária alerta que nenhuma residência do loteamento pode ser vendida e recomenda que em caso de dúvidas, antes de fechar qualquer negócio, o interessado deve procurar informações com a Caixa ou na própria Secretaria.

Você tem alguma denúncia a fazer? Nós podemos apurar. Envie sua sugestão através do WhatsApp da redação (51) 9 9233-5810. Garantimos total sigilo dos denunciantes.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

W/anx Construtora lança novo condomínio residencial em Gravataí; Veja as imagens

W/anx Construtora lança novo condomínio residencial em Gravataí; Veja…

  A W/anx Construtora e Incorporadora lançou, recentemente, seu mais novo condomínio residencial, em Gravataí. Bem localizado e próximo a mercados,…
Investindo R$ 52 milhões, Ápice Incorporadora lança seu primeiro residencial em Gravataí

Investindo R$ 52 milhões, Ápice Incorporadora lança seu primeiro…

  “Viver bem é uma arte”. Essa é a base do mais novo projeto da Ápice Incorporadora, que lança seu primeiro…
Construtora de Gravataí amplia possibilidades para quem busca financiar um imóvel novo

Construtora de Gravataí amplia possibilidades para quem busca financiar…

  O sonho de muita gente é ter a casa própria e não precisar mais pagar aluguel. Mas a realidade econômica…