• Geral
  • 30 de novembro de 2021

Cachoeirinha e Gravataí promovem ações de prevenção contra a Aids

Cachoeirinha e Gravataí promovem ações de prevenção contra a Aids
Continua Depois da Publicidade
Teste possibilita o diagnóstico rápido da doença. Foto: Prefeitura de Gravataí/Divulgação

O dia 1º de dezembro é celebrado com o Dia Mundial de Combate à Aids e marca também o início do Dezembro Vermelho, mês destinado a campanhas que atuam na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Para marcar a data, as prefeituras de Gravataí e Cachoeirinha realizarão ações de prevenção contra a propagação do vírus HIV.

Continua Depois da Publicidade

Em Cachoeirinha, na abertura da campanha, que acontece das 9h30min às 16h, em frente ao Hospital Padre Jeremias, será realizado um aconselhamento sobre prevenção de ISTs, HIV/AIDS, pré e pós-testes, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, distribuição de material explicativo e preservativos masculinos e femininos.

No último dia, uma unidade móvel fará as testagens. “Com as atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, queremos enfatizar e conscientizar a população que o melhor tratamento é a prevenção, mas, mesmo para quem tem esta patologia, a vida ainda pode ser vivida plenamente”, reforça o secretário municipal de Saúde, Juliano Paz.

Continua Depois da Publicidade

Confira a programação completa de Cachoeirinha:

01/12/21(Quarta-feira)
Horário: 9h30 às 16h
Local: Em frente ao Hospital Padre Jeremias.

Atividades: Aconselhamento sobre prevenção de ISTs, HIV/AIDS pré e pós testes, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, distribuição de material gráfico, preservativos masculinos e femininos.

Continua Depois da Publicidade

04/12/21(Sábado)
Horário: 9h30 às 15h
Local: Igreja das Antenas/Canarinho

Atividades: Aconselhamento sobre prevenção de ISTs, HIV/AIDS pré e pós testes, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, distribuição de material gráfico, preservativos masculinos e femininos.

Continua Depois da Publicidade

11/12/21 (Sábado)
Horário 11h às 20h
Local: Nas dependências do Shopping e distribuição de material gráfico e preservativos na Av. Flores da Cunha.

Atividades: Aconselhamento sobre prevenção de ISTs, HIV/AIDS pré e pós testes, teste tápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, distribuição de material gráfico, preservativos masculinos e femininos.

Continua Depois da Publicidade

14/12/21 (Terça-feira)
Horário: 15h às 21h
Local: Rua Emanuel Messias, 95 – Vila da Paz – Em frente a EMEI Estrela Guia

Projeto de pesquisa: Vinculação e retenção de pessoas com HIV em serviços públicos de saúde: um projeto demonstrativo na Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma parceria entre a SES/RS, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil).

Atividades: Acolhimento, testagem, tratamento para HIV e IST, educação e aconselhamento em saúde sexual trabalhando na vinculação e retenção dos usuários nos serviços de saúde.

Continua Depois da Publicidade

Já em Gravataí, a ação ocorre na Praça da Bíblia, em frente à Prefeitura de Gravataí, das 10 às 16h. No local, o Serviço de Assistência Especializada (SAE), atenderá a população com testes rápidos para a identificação de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além disso, também serão entregues cards sobre a importância da prevenção combinada, um método eficaz que associa diferentes ações que visam combater as ISTs e as hepatites virais.

De acordo com secretário da Saúde, Régis Fonseca, o município vem apresentando um importante avanço no índice composto da doença, saindo do ranking das cem cidades brasileiras com maior índice de HIV/AIDS. “Este é o resultado da descentralização do diagnóstico para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para as Unidades de Saúde da Família (USFs)”, disse Régis.

Conforme a coordenadora do SAE, Tatiane Silva, a descentralização do diagnóstico é uma estratégia muito importante e eficaz para o controle  da doença. “Ao realizar a testagem, independente de estar infectado ou não, o usuário passa pelo aconselhamento, uma das estratégias de prevenção, que aliada ao apoio emocional e educacional, garante mais qualidade no atendimento. Após o resultado, os casos positivos recebem instruções sobre o tratamento e são encaminhados para atendimento médico e os negativos são orientados sobre a prevenção combinada, que são métodos  de prevenção ao HIV e as ISTs”, ressaltou Tatiane Silva.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…
Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água; saiba onde há reservatórios

Alguns bairros de Gravataí e Cachoeirinha continuam sem água;…

  Segundo a Corsan, o abastecimento de água já foi restabelecido em 65% dos bairros de Gravataí. Em Cachoeirinha, o índice…
Crianças recebem apoio emocional e atividades de recreação em abrigos de Cachoeirinha

Crianças recebem apoio emocional e atividades de recreação em…

  A Secretaria Municipal da Educação (SMED) de Cachoeirinha tem se dedicado a oferecer momentos de recreação para as crianças alojadas…